E o inverno chegou
Começa oficialmente nesta terça-feira (21) o inverno. Em Toledo já houve uma prévia de como deverá ser a estação, de acordo com os especialistas: frio intenso concentrado. Não que as temperaturas serão mais baixas das registradas recentemente, mas a frente fria poderá demorar mais para ir embora por causa do fenômeno La Niña. E por que tanta preocupação com o frio? Porque o organismo do ser humano trabalha numa frequência diferente, ‘sofrendo’ um pouco mais para se adaptar às baixas temperaturas. É mais ou menos quando se tem um verão escaldante, com a diferença que no verão as opções são mais agradáveis.
Além disso, existe uma preocupação maior, pois a queda na temperatura eleva em 40% os quadros de doenças respiratórias, como gripe, resfriado, rinite, sinusite, entre outras enfermidades, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Durante os meses de frio, vírus e bactérias se propagam com maior intensidade e a sensação de nariz entupido, denominada pelos médicos como obstrução nasal, se torna mais frequente, prejudicando a respiração e impactando a qualidade de vida.
Por isso a orientação dos especialistas é para se manter uma alimentação saudável e, por mais incrível que pareça, beber bastante água.
Dormir bem, usar máscaras, caso esteja em ambientes fechados, higienizar bem as mãos e evitar levá-las ao rosto, evitar o compartilhamento de objetos pessoais, limpar superfícies e objetos, evitar o tabagismo direto e indireto e evitar locais fechados e com grande número de pessoas são outras dicas importantes para o cidadão passar sem muitos sustos pela estação mais desafiadora do ano, ainda mais para quem vive numa região, como é o caso do Oeste do Paraná, onde o mais comum são temperaturas altas.
Outra dica importante é procurar sempre um médico de sua confiança e manter exames em dia. O famoso check-up pode sim contribuir para evitar dissabores no inverno, quando se exige mais da frequência cardíaca a fim de manter a temperatura corporal regulada. Para isso se aquecer bem é fundamental. E por se aquecer bem entenda-se usar roupas confortáveis e preparadas para o inverno. De nada adianta se ‘encher’ de roupas, até porque o frio sabe muito bem por onde passar. O inverno chegou e com ele chegam as opções de dias diferentes e que estes sejam agradáveis. Apesar do frio!