Estamos cansados!

Ontem (26), em alguns grupos de WhatsApp em Toledo, o JORNAL DO OESTE foi criticado por algumas lideranças por retratar a triste realidade dos números da Covid-19 na cidade. Números oficiais, divulgados através de Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Não se criticou a quantidade absurda de novos casos ou de pacientes infectados, mas sim a divulgação em si. Não é, como escreveram alguns, esse tipo de notícia que causa pânico entre as pessoas, mas sim a irresponsabilidade com a qual a doença vem sendo tratada desde o início no Brasil, inclusive com notas lamentáveis como a recente por parte do Ministério da Saúde colocando em xeque a eficácia de uma vacinação que ele próprio, Ministério, tem ajudado a promover. Uma incoerência como tantas outras cometidas e que a imprensa apenas retrata, como tem feito diariamente este jornal.

Ao contrário de outros veículos de comunicação que preferem o caminho seguro do noticiário ‘água com açúcar’, o JORNAL DO OESTE prefere se arriscar a navegar em águas turbulentas da notícia, do jornalismo comprometido com as comunidades nas quais circula. Concordamos já ter passado da hora desta pandemia acabar, entretanto, ela jamais chegará ao fim enquanto os negacionistas seguirem seu discurso de ódio e ideologicamente contrário a tudo aquilo que a ciência prega como sendo o meio mais eficaz de combate a uma doença traiçoeira.

Também estamos cansados de diariamente ter de noticiar números cada dia piores; também estamos cansados de há dois anos convivermos com medidas como uso de máscara, distanciamento social, entre outras que nos fazem refletir sobre a própria essência do ser humano. Também cansamos de ouvir tanta besteira por parte de pessoas que se acham lideranças, mas que não saem do conforto de seus refrigerados lares ou escritórios para sentir o calor das ruas e perceber o que realmente acontece em Toledo.

Também estamos cansados de ouvir ser a imprensa o grande problema do Brasil, até porque a imprensa – mesmo com todos seus defeitos – ainda tem sido um importante esteio na manutenção de uma democracia que a cada novo dia sofre ataques cada vez mais pesados e sem escrúpulos. Estamos cansados sim, porém, seguimos firmes e fortes no propósito de informar, ainda que nem sempre a notícia agrade.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.