Investimento em saúde
A inauguração da Humana Clinic em Toledo, na noite da última quinta-feira (23), é ao mesmo tempo um alento e uma prova do quanto a cidade ainda carece de uma melhor estrutura quando se trata do atendimento em saúde, seja ela privada ou pública. A iniciativa do Grupo Atena, através do Sempre Vida – adquirido recentemente pelo grupo paulista – amplia de maneira bastante intensa o atendimento ambulatorial completo que será ofertado nesta nova unidade, localizada na Avenida Parigot de Souza, próxima ao JORNAL DO OESTE, desafogando também o sistema público, haja vista a faixa de preços bastante acessível que vem sendo oferecida pelo grupo desde sua chegada a Toledo.
Esse movimento também mexeu com a concorrência, tanto que a Unimed Costa Oeste adquiriu, antes mesmo desta nova clínica ser inaugurada, a estrutura do antigo Hospital Dall’Oglio, operando com seu Hospital Geral da Unimed, onde investimentos estão sendo feitos desde então a fim de torná-lo um hospital modelo. Além disso, a Unimed projeta construir um hospital modular de alta complexidade junto ao Biopark, servindo de referência não apenas para a região de Toledo, mas para outras regiões do Estado do Paraná e até Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ampliando a oferta de determinados serviços hoje encontrados apenas em grandes centros urbanos.
Aqui mesmo neste espaço, o JORNAL DO OESTE já comentou sobre a necessidade da rede de saúde em Toledo ser ampliada, afinal, se a cidade ao longo das últimas décadas cresceu e se modernizou, sua rede hospitalar segue sendo a mesma do início da colonização, enquanto o número de clínicas particulares vem aumentando nos últimos anos, embora ainda esteja muito aquém da demanda que não se concentra apenas em Toledo, mas que tem uma área de cobertura bastante ampla.
O investimento em saúde é vital para que Toledo possa manter essa qualidade de vida que tantas pessoas exaltam e é realmente um diferencial da cidade. É vital também para evitar o deslocamento de pacientes a outros centros. Agora resta o Hospital Regional entrar em funcionamento, o que também ampliaria a oferta de leitos e de serviços médicos a quem mais necessita, mas essa é uma outra história.