Mudança de comportamento

Desde março do ano passado, quando Toledo começou a sentir mais de perto os efeitos da pandemia mundial do novo coronavírus, muitas mudanças aconteceram na rotina das pessoas. Famílias inteiras precisaram se adaptar às novas condições, com alteração de horários, de comportamento, de pensamento. Para muitos uma mudança radical na forma de agira e pensar. Um dos setores que também vem sofrendo mudança é a maneira como o brasileiro tem encarado a morte. Se em outros países isso é normal, no país tropical falar de morte ainda é tabu para a maioria, especialmente quando envolve o patrimônio pessoal. Deixar um testamento era, até pouco tempo, matar a pessoa por antecedência.

Mas parece que isso vem mudando. Como mostra reportagem do JORNAL DO OESTE, conforme informação extraída da Associação dos Notários e Registradores do estado do Paraná, registros de testamento aumentaram aproximadamente 70% em março de 2020. Segundo o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), em Toledo foram registrados 33 testamentos em 2019; 44 no ano passado e, até junho deste ano, já somavam 20. No Paraná, em 2019 foram 2.226; em 2020 foram 2.524 e, até junho deste ano, 1.186.

Essa prática, claro, vem se fortalecendo em função da pandemia, todavia, diante de notícias sobre taxação de heranças e os custos para fazer um inventário deveria ser algo mais natural. Mas há outro aspecto a ser levado em consideração ao se deixar documentos prevendo o que vai para quem: evitar disputas familiares intensas que, em muitos casos, termina em briga ou até coisa pior.

Não são raros os relatos de disputas intensas por poucas coisas, mas que para alguns pode representar um pote de ouro no fim do arco-íris. Essa mudança de comportamento, ainda que tímida, poderá representar uma nova forma como as pessoas enxergam a própria vida e sua relação com patrimônios que, quando se passar dessa para melhor – ou para pior, dependendo o caso – ficam neste mundo. Como diz o ditado: para o outro lado não se leva, a não ser aquilo que a consciência permitir carregar.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.