Mudança de foco
Nesta quarta-feira (20) houve o lançamento da campanha eleições 2022 da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e o foco mudou. Ao invés de incentivar o voto em candidatos de Toledo, a entidade percebeu ser tão ou mais importantes incentivar, primeiro o ato de votar. Cerca de 24 mil votos foram desperdiçados na última eleição geral, em 2018, número suficiente para quase eleger um deputado estadual e cerca de 1/3 do necessário para a eleição de um deputado federal. Foram cerca de 24 mil pessoas que votaram em branco, anularam o voto ou simplesmente não compareceram às urnas.
A segunda mudança está ligada à necessidade das pessoas votarem em candidatos comprometidos com Toledo e, neste sentido, a entidade acerta, pois a cidade sozinha até teria condições de eleger representantes para a Assembleia Legislativa ou Câmara Federal sem depender de votos em outras cidades. Número há suficiente de eleitores. Mas para isso acontecer seria necessário haver um número máximo de três candidatos – dois a estadual e um a federal; depois haver quase 100% de concentração de votos nestes candidatos.
Seria o cenário ideal, o mundo perfeito. Mas como no Brasil nada é perfeito, seria utopia demais sonhar com essa maturidade política. Portanto, a campanha deste ano tem um caráter muito mais educativo que imperativo, de orientação mesmo sobre a importância do voto e o que essa perda representa em termos de participação política.
Toledo não é uma ilha e a Acit parece ter percebido isso. A campanha #toledoprecisadedeputado demonstra um crescimento, um amadurecimento também da própria entidade que na campanha passada foi massacrada por abraçar candidatos apenas da cidade.
O que precisa, agora, é que a sociedade em geral se conscientize de eleger candidatos realmente comprometidos com Toledo, com o Oeste do Paraná e não transfira o voto precioso para quem aparece aqui apenas de quatro em quatro anos e nem migalhas trazem mais. A mudança de foco precisa ser completa.