Mudanças
No fim de semana Toledo foi mais uma vez atingida por uma tempestade que, além dos estragos da chuva, sofreu com o vento forte que derrubou postes, árvores e deixou muitos bairros sem luz e sem água até ontem (25). A exemplo do que aconteceu há alguns dias, quando outra tempestade deixou os mesmos estragos, equipes da Copel, Sanepar, Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Toledo fizeram um esforço enorme para tentar restaurar a normalidade o mais depressa possível, sendo que em alguns casos isso foi muito difícil pela extensão dos danos. Pior é que, nem bem alguns reparos foram concluídos e precisaram ser refeitos no fim de semana.
Os dois eventos climáticos tão próximos deveriam levar a uma reflexão sobre a necessidade de mudanças na questão do planejamento urbano como um todo. E isso serve não apenas para Toledo, haja vista os estragos em tantas outras cidades onde o vento forte igualmente derrubou árvores e postes.
A primeira mudança é justamente a arborização, pois muitas espécies que hoje ocupam espaço não são as mais adequadas ao ambiente urbano. Não se trata de sair por aí derrubando árvores sem critério algum, entretanto, muitas árvores hoje em Toledo representam um risco, ainda mais porque algumas – como mostrou o temporal de sábado – estão podres. É preciso repensar de maneira urgente o que fazer e como fazer para gradativamente a cidade manter sua arborização sem comprometer a segurança.
Outra mudança importante é com os fios de energia. Que também tem a ver com a arborização. Hoje são fios e mais fios pendurados, sujeitos a todo tipo de ocorrência, desde um motorista que derruba um poste num acidente, até o vento forte que derruba árvores. Como muitos fios de energia disputam espaço com as árvores, a poda – drástica em determinadas situações – também contribui para que em qualquer vento ocorra problemas sérios como os deste mês em especial. O ideal seria ampliar a passagem de fios subterrâneos, evitando dessa forma interrupções tão frequentes ou então os chamados ‘picos’ de energia que tantos prejuízos causam. Mudanças são necessárias pensando no futuro, algo que é bastante importante quando se discute a reforma do Plano Diretor dentro da Câmara Municipal.
Comentários estão fechados.