Mudanças na Educação
Se nada de novo acontecer, nesta quinta-feira (5) deverá ser publicada a nomeação da professora Marli Gonçalves Costa como a nova secretária de Educação de Toledo. A hoje ocupante da Secretaria de Esportes e Lazer chega para tentar apaziguar os ânimos num dos setores mais críticos da atual administração do prefeito Beto Lunitti diante da postura adotada desde o início da gestão pela antecessora. Fato é que Marli do Esporte terá pela frente um enorme desafio, caso seja mesmo confirmada pelo prefeito.
Porém, independente do nome de quem ocupará a pasta daqui por diante, será preciso recuperar todo tempo perdido com discussões mais ideológicas que técnicas. Embates pessoais transformados em temas muito maiores do que realmente eram. Discursos de ódio e perseguição desnecessários. Que esses momentos delicados e de incertezas possam finalmente ter ficado para trás e a Educação passe a ser tratada com o devido respeito.
Não fosse assim as denúncias feitas à exaustão por pais, professores, diretores e vereadores não teriam se tornado tão frequentes. Ora, ao invés de reclamar de perseguição é preciso analisar com a devida cautela e responsabilidade o que está sendo apontado e buscar, dentro do possível, solucionar os verdadeiros problemas. Ficar só reclamando e pouco fazer não adianta, não acrescenta. Justo num setor onde o atual prefeito produziu discursos eloquentes de evoluções, de busca por tecnologia. Nenhuma, absolutamente nenhuma tecnologia é ainda capaz de superar o relacionamento interpessoal, a boa e velha conversa com respeito.
As mudanças na Educação precisavam mesmo acontecer. Talvez ainda não seja tarde para resgatar algumas ações, porém, o relacionamento, ah este está sim arranhado e será preciso bem mais que apenas uma simples troca de nomes. Seja quem for a pessoa indicada para o cargo será preciso paciência, muito diálogo e ações capazes de transformar – para melhor – um dos setores mais bem gerenciados até pouco tempo. Com problemas, sim, até porque quando se trata de serviço público os problemas são inevitáveis.