O comércio é o termômetro
Os comerciantes brasileiros ficaram mais otimistas em abril, apontou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 2% em relação a março, após dois meses de quedas. O indicador avançou ao patamar de 118 pontos, uma expansão de 23,3% em relação a abril de 2021.
Segundo a CNC, a melhora está relacionada às perspectivas positivas de vendas para a Páscoa e para o Dia da Mães, mas também impulsionada pela expectativa do pagamento do 13º salário dos aposentados, incentivo ao crédito consignado e liberação de saques extraordinários de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A pesquisa mostrou ainda que a melhora da confiança em abril foi puxada pelas micro e pequenas empresas (2,1%), enquanto o resultado das médias e grandes companhias mostrou estabilidade (0,0%). O recorte por categoria de uso apontou avanço mais expressivo na confiança de segmentos de bens de consumo semiduráveis (5,9%) e bens de consumo duráveis (5,8%) do que no setor de bens de consumo não duráveis (0,9%).
Mais que números, como mostrou reportagem especial do JORNAL DO OESTE no fim de semana, este ânimo pode significar um sinal de recuperação de um setor que é o termômetro não apenas da economia, mas da própria sociedade, afinal, quando o comércio vai bem é sinal que as pessoas em geral estão otimistas, estão dispostas a gastar, a comprar, a investir em produtos ou serviços. Claro que ainda é cedo para pensar em números astronômicos ou na recuperação completa pós a pandemia do novo coronavírus. Cedo porque até o fim do ano é preciso acompanhar esse impasse entre Rússia e Ucrânia, conflito que provoca arrepios, ainda mais após as declarações do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Segundo ele, os riscos de uma guerra nuclear são “muito significativos”, ainda que seu país adote por princípio que um conflito de tal gênero seria inadmissível.
O mês de maio se aproxima e, com ele, chega o Dia das Mães; em junho o Dia dos Namorados e o pagamento antecipado de uma parcela do 13º salário. Só isso são dois indicativos promissores e as campanhas realizadas pelas associações comerciais na região de certa maneira também colaboram para este clima extremamente positivo. Que ainda exige cautela, claro, mas que já permite sonhar com dias melhores.