O movimento do “Centrão”

De acordo com o Blog do Camarotti, do jornalista Gerson Camarotti, publicado ontem (26), três partidos do bloco conhecido como “Centrão” — PP, PSL e PRB — avançaram nos últimos dias em tratativas para se fundirem em uma única sigla. O novo partido teria, de acordo com o jornalista, a missão de ampliar a governabilidade de Jair Bolsonaro junto ao Congresso, em um movimento considerado essencial para o presidente neste momento. Não por acaso, as articulações estariam sendo feitas pelo próprio ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, que é presidente licenciado do PP.

O partido já nasceria com a maior bancada da Câmara dos Deputados — 126 deputados, na hipótese de todos os parlamentares das três legendas migrarem para o novo partido. Atualmente, as maiores bancadas são as do PSL e do PT, com 53 deputados cada uma.

Se este movimento irá ou não se concretizar ainda é cedo, afinal, quando se trata da política brasileira sempre é bom aguardar um pouco antes de se fazer qualquer afirmação, entretanto, é um indicativo do que deverá acontecer na eleição presidencial de 2022, quando uma vez mais a polarização entre direita e esquerda deverá ser o centro das atenções. Ou melhor, uma disputa direta entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até agora os dois declarados pré-candidatos à disputa no próximo ano.

E este movimento do “Centrão” pode significar que outras legendas possam estar pensando de maneira semelhante, ainda mais porque a ideia do retorno das coligações enfrenta forte resistência no Senado, embora tenha sido aprovada com folga na Câmara. E o que isso poderia significar? A perda de espaços – e verbas – importantes no futuro, haja vista ser necessário hoje cumprir a chamada Cláusula de Barreiras, ou seja, ter um mínimo de representação no Congresso e em vários estados para poder ter acesso à verba graúda do fundo partidário.

O movimento do “Centrão” mira 2022 sob vários aspectos, mas não é o único, até porque há rumores semelhantes de que outras legendas possam se unir a fim de evitar o completo desaparecimento.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.