O novo pedágio

O Paraná já possui um novo modelo para a concessão dos 3.368 quilômetros de rodovias que cortam o Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou, ontem (4), que o Governo do Estado e o Ministério da Infraestrutura fecharam uma proposta final: o modelo de menor tarifa, sem limite de desconto e com garantia de obras a partir de um seguro-usuário. Uma vitória ao povo do Paraná, sem dúvida, afinal da proposta inicial se avançou bastante e se chegou a uma proposta menos lesiva ao usuário. Por outro lado, mais praças serão implantadas, uma delas entre Toledo e Cascavel. Ao menos o estado conseguiu um modelo mais moderno e com um preço mais justo.

Mas essa nova proposta só foi possível graças ao esforço conjunto dos representantes políticos e a pressão da sociedade organizada. Não fosse isso, certamente o modelo proposto inicialmente pelo Governo Federal seria uma vez mais empurrada goela abaixo e seriam mais 30 anos de cobrança injusta, como seguirá até novembro deste ano.

Com esse modelo, desenhado em parceria com o Governo Federal, com a Assembleia Legislativa e com a sociedade civil, fica garantido o menor preço, um grande volume de obras e transparência no leilão. “É uma vitória do povo do Paraná e estou muito confiante de que esse modelo vai nos dar uma nova infraestrutura”, afirmou o governador que tem muito a comemorar, pois caso não houvesse alteração no modelo inicialmente proposto, certamente este seria o tom da campanha eleitoral de 2022, o que não seria novidade, pois ao longo dos anos esse assunto foi imensamente utilizado como palanque eleitoral.

Não que no próximo ano não o seja, afinal, aparecerão muitos ‘pais’ dessa criança birrenta, mal criada, cheia de manias e ainda por cima que se recusa a obedecer. Mas é uma criança linda, toda atraente, a ponto de seduzir tanta gente ao longo do tempo disposta a receber alguns doces para mantê-la exatamente como está: uma criança que se recusa a envelhecer e cobra um preço cada vez mais alto para se manter assim.

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