Operação em ação
O contato com a natureza, longe da cidade, da movimentação, da poluição, mas nem sempre da violência. Infelizmente, o crime vai além das vias urbanas. Viver no interior nem sempre significa estar em segurança e para que tranquilidade no campo possa reinar os órgãos competentes precisam agir.
Na terça-feira (23), a Polícia Civil de Toledo desencadeou a Operação Prontidão. A ação contou com o apoio de policiais civis dos municípios de Marechal Candido Rondon, Guaíra, Assis Chateaubriand e policiais militares do Grupo Rotam do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Toledo.
Após aproximadamente 30 dias de investigação, as peças do quebra-cabeça foram encaixadas e o grupo criminoso foi desarticulado com a realização de mandados de buscas em residências localizadas no município de São José das Palmeiras, Nova Santa Rosa, Marechal Candido Rondon e em Dois Irmãos – distrito de Toledo, além do cumprimento de cinco mandados de prisões expedidos em desfavor dos investigados na Operação, prisões e apreensões de armas e entorpecentes.
Para os policias envolvidos, foi mais uma ação bem sucedida. O nome Operação Prontidão foi escolhido para reforçar que as forças policias estão atentas ao que acontece em cada região do município. Estão de prontidão para combater a violência, a criminalidade, a ajudar salvar vidas e manter a segurança.
Para os órgãos competentes, manter a segurança de quem reside no campo é fundamental, afinal, Toledo é um município movido pelo agronegócio. Quem vive no interior precisa se sentir seguro, protegido e sem medo de chegarem e casa e encontrarem a casa arrombada e os pertences levados.
O grupo criminoso agia de forma articulosa, se aproximava das vítimas, muito provavelmente elas eram escolhidas de acordo com os pertences que estavam na lista para serem furtados. Com os objetos em posse já tinha uma rede de receptação, ou seja, articulado.
A Operação Prontidão – como tantas outras operações deflagradas em Toledo – trouxe mais segurança, mais tranquilidade, mais sossego. A ação policial é reflexo de trabalho, de organização, de menos criminalidade, de comprometimento com a sociedade.