Orgulho do Paraná

No último sábado, em Cascavel, a companhia de Balé Teatro Guaíra apresentou o espetáculo Lendas Brasileiras, na abertura de mais uma edição do Festival de Danças cascavelense. Mais que os – merecidos – aplausos, a companhia recebeu o carinho de um público ávido por bons espetáculos, por uma dança contemporânea sem ser apelativa e, acima de tudo, por uma apresentação moderna baseada na história. Mas há outro componente no espetáculo: tudo baseado em lendas brasileiras!

Num momento onde o estrangeirismo avança sem freio e modismos de outros países – em especial dos Estados Unidos – parecem valer mais que as tradições nacionais, eis que o Balé Teatro Guaíra demonstra ser possível produzir espetáculos de qualidade em cima de temas nacionais. Temas que antigamente habitavam as mentes de crianças, hoje adultos, que preferem valorizar em geral a cultura de fora.

Não se trata de ufanismo barato ou do nacionalismo exacerbado! OK, há espaço para modismos ou adoção de algumas ações de outras culturas, entretanto, para isso não é preciso acabar com a riquíssima cultura brasileira, ainda mais de suas lendas que, como bem demonstra a companhia de balé paranaense, consegue brindar a sociedade com histórias igualmente fantásticas às melhores histórias mundiais, desde que seja feita uma produção inteligente, com bom acabamento, dançarinos de extrema qualidade e um profissionalismo digno das peças da Broadway.

Exagero? Que nada!

Apenas o devido reconhecimento à qualidade e à importância que o espetáculo Lendas Brasileiras trouxe ao oeste paranaense diante de uma plateia que aplaudiu em pé a beleza, a técnica e a qualidade paranaense. Ah, sim, dá um orgulho danado do Paraná quando é possível assistir – e de graça – um espetáculo de tamanha grandeza e que certamente cultivou muitos corações, agora ainda mais curiosos para saber mais sobre a mula sem cabeça, o boto cor-de-rosa, o boi-tatá, curupira, entre outros personagens com os quais crescemos ouvindo as mais fantásticas histórias.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.