Os números e suas artimanhas

Uma vez mais Toledo lidera o ranking do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) no Estado do Paraná, atingindo pela primeira vez uma marca impressionante: R$ 4 bilhões. Uma evolução que reflete diretamente os investimentos feitos ao longo da história no agronegócio local, tanto pela iniciativa privada quanto pública, afinal, se hoje Toledo se orgulha daquilo que tem no campo é porque ao longo destes 70 anos cada um cumpriu seu papel de maneira bastante eficiente.

Estradas pavimentadas, escolas, unidades de saúde, áreas de lazer, entre outros investimentos públicos vieram acompanhados de investimento na qualificação da produção, na diversidade das propriedades rurais, no incremento de novas atividades, na expansão da produção, entre outros fatores adotados pelos produtores rurais ao lingo também destes 70 anos de história. É preciso sim comemorar, entretanto, com cautela, até porque o lançamento do Plano Safra 2022/2023 revela outro aspecto: a alta da inflação.

Para se ter uma ideia, em geral houve aumento na taxa de juros e a linha de corte do Pronaf, por exemplo, começou a preocupar muitas lideranças do setor no país, justamente por esse achatamento. Se por um lado os números cresceram, por outro isso aconteceu pela própria alta dos custos de produção e cotações cada dia mais elevadas no comércio exterior. Já não se consegue mais produzir com custo mais baixo, assim como também o consumidor vem perdendo o poder de compra ao longo dos últimos meses.

É mais ou menos a história do copo meio cheio e meio vazio.

De qualquer maneira, os números apresentados pelo VBP em Toledo reforçam a importância que a cadeia do agronegócio representa para a economia local e, embora esse valor não represente dinheiro em caixa, ainda assim evidencia o potencial econômico que o agro tem em suas mais distintas vertentes. Os números aí estão e são incontestáveis. Mas precisam deixar de ser apenas números superlativos para se tornarem ações práticas, como tem acontecido ao longo do tempo e esse é um processo que não pode ser interrompido e precisa ser apoiado sempre.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.