Os protagonistas do trânsito
Furar o sinal vermelho, trafegar além do limite permitido na via pública, conduzir sob o efeito de álcool são ações evitáveis. O trânsito tem diversos personagens e todos são protagonistas da própria vida. O cuidar de si envolve o cuidar do próximo. Não existe trânsito seguro sem atitudes conscientes.
Lombadas, sinalização, aparelhos de radar, redutores de velocidade, semáforos, blitzes educativas, entre outros dispositivos e ações visam promover um trânsito mais seguro. Infelizmente, nem sempre essas medidas funcionam como deveriam.
No ano passado, conforme dados do Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo, foram aplicadas 6.349 infrações por avançar o sinal vermelho do semáforo ou o da parada obrigatória. Durante os 12 meses de 2021, a Guarda Municipal registrou 23.911 infrações. O número de infrações é reflexo do comportamento dos envolvidos no trânsito: condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas.
Depois de furar o sinal vermelho, a conduta irregular mais adotada no ano passado foi transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% – com 3.740 infrações. Em terceiro no ranking ficou com o ato de estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização (placa – estacionamento regulamentado) – com 3.695 infrações.
Os dados do Departamento de Trânsito ainda apontam o registro de 1.305 acidentes; foram 37 vítimas fatais. Foram 37 famílias que choraram. Foram 37 vidas interrompidas. Foram 37 tragédias. Será que elas poderiam ter sido evitadas?
O número de infrações pode não representar a realidade como um todo. Não é sempre que existe um agente de trânsito de olho nos condutores irresponsáveis. Muitos ainda seguem com sua conduta perigosa nas vias e sem serem punidos; um dia a sorte acaba e o desejo é para que não esteja envolvido em uma tragédia que poderia ser prevenida.
Ainda estamos no primeiro mês de 2022. Ainda sem números e estatísticas para servirem como alerta. Infelizmente, já vemos condutas abusivas e sem respeitar a própria vida e a vida do outro. Que este ano não seja de negligência dos envolvidos no trânsito, ou seja, de cada um de nós sempre que estamos em uma via.
Comentários estão fechados.