Pensar o futuro

Na edição de sexta-feira, o JORNAL DO OESTE trouxe em destaque o projeto Cooperjovem, desenvolvido pela C.Vale em Palotina e Nova Santa Rosa. O objetivo é muito claro: preparar as futuras gerações para manter o sistema cooperativista a pleno vapor, além de auxiliar no processo de sucessão dentro das próprias cooperativas, face o envelhecimento – natural – das principais lideranças do setor nos últimos anos. É inegável a contribuição do cooperativismo no desenvolvimento do Paraná e do Brasil como um todo, entretanto, é chegado o momento da renovação, algo não tão simples e muito menos fácil diante do gigantismo que o sistema atingiu.

Pensar o futuro, aliás, tem sido um dos grandes desafios no Brasil. Não de hoje! Pensar para a frente, estabelecer metas longas, planejar num período de décadas por exemplo é algo pouco comum às organizações brasileiras. Raro perceber quem pensa fora do comportamento normal do cidadão brasileiro, de deixar tudo para a última hora e fazer do ‘jeito que dá tá bom’. Hoje as cooperativas paranaenses são grandes corporações, com uma importância enorme não apenas no aspecto, mas também social diante da quantidade de empregos diretos e indiretos que geram, assim como também de impostos e dividendos que geram para as regiões onde estão instaladas.

Grandes ou pequenas, a verdade é que as cooperativas transformam o perfil da comunidade onde estão em suas respectivas áreas de atuação. Basta observar Toledo, onde até hoje ainda se sente o trauma gerado pela falência da Coopagro e que deixou a cidade pelo menos umas duas décadas atrasadas em relação a outros locais quando o assunto é o cooperativismo. Hoje Toledo está muito bem servida de cooperativas em todas as áreas e o resultado é facilmente visto na sociedade, graças ao trabalho social também desenvolvido por estas organizações.

Pensar o futuro não é fácil, afinal, trata-se de certa forma em um exercício de adivinhação, mas que pode ser facilitado quando se buscam informações concretas com especialistas, criam-se propostas interessantes e se realiza um planejamento de longo prazo, sem pressa em trazer resultados imediatos, até porque quando se tem profissionalismo esse resultado chega. Demora, mas chega.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.