Plano técnico

Mais uma vez a reforma do Plano Diretor em Toledo suscita debates acalorados, como mostrou o JORNAL DO OESTE em sua edição de ontem (21). O Conselho do Meio Ambiente questiona alguns pontos da proposta encaminhada à Câmara Municipal pela Prefeitura, assim como outros setores também estão fazendo, o que remete ao questionamento mais elementar: para que servem as audiências públicas? Será que as entidades não estão participando destes encontros por desinteresse, por desinformação ou por qual razão?

Que as audiências públicas são pouco divulgadas não é segredo. Algumas são quase ‘secretas’ a ponto de serem realizadas com a presença apenas de quem é obrigado a lá estar por força de lei. Não basta obrigar a realizar uma audiência pública, mas também divulgá-la de maneira mais eficaz, embora essa não seja uma preocupação da esmagadora maioria das gestões públicas no Brasil. Também é preciso ressaltar o despreparo de alguns agentes públicos em discussões bastante técnicas.

Há também certo desinteresse por parte de algumas entidades que, quando percebem a real necessidade de discutir um assunto, entram em desespero e pressionam por mudanças cujos prazos legais já expiraram ou estão por expirar. Não que seja este o caso do Conselho do Meio Ambiente, afinal, este é um dos mais bem organizados conselhos em Toledo, mas várias entidades sofrem deste problema que de certa forma também atrapalha qualquer discussão em torno de propostas como o Plano Diretor por exemplo.

Por isso passou da hora de uma cidade do porte como Toledo pensar em ter um plano mais técnico, realizado por uma empresa especializada que pense a cidade para daqui 50, 100 anos, sem levar em consideração interesses meramente políticos ou comerciais, a exemplo do que ocorre em Maringá, onde o Conselho de Desenvolvimento puxou para si esta missão, o poder público compreendeu a diferença e hoje existe uma verdadeira parceria público-privada capaz de mudar não apenas o agora, mas preparar a cidade para um crescimento ordenado, algo que em Toledo não tem sido feito e os efeitos começam a aparecer.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.