Sábado quente!
O clima eleitoral no Paraná vive dias agitados, mas este sábado (12) promete ser quente no Paraná, com destaque para a capital do Estado, onde algumas legendas terão grandes encontros para uma série de filiações. Destaque para os Progressistas que contam com a chegada de nomes pesados dentro do cenário político estadual, com destaque para Guto Silva, o qual deverá ser o candidato do partido ao Senado Federal na disputa pela única vaga na eleição deste ano. O ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado vinha trabalhando forte neste sentido e foi praticamente preterido após os acordos pelo apoio à reeleição do governador Ratinho Junior, daí resolveu trilhar caminho próprio.
Mas, em Curitiba, o PP contava em atrair outros nomes, principalmente do PSB que após a aproximação com o ex-governador Roberto Requião vai sofrer uma debandada geral. Só que, ao invés de se abrigar no solo do PP, boa parte dos deputados optou em migrar ao PSD, partido do atual governador que passará a ter a maior bancada dentro da Assembleia Legislativa, agora com 12 deputados estaduais. A reação dentro dos Progressistas não foi das melhores, afinal, fazia parte da estratégia traçada para ampliar a presença na futura legislatura e não apenas nessa.
O sábado quente não para por aí, até porque o PSDB do igualmente ex-governador Beto Richa, segue esticando suas asas e tem mostrado muito vigor para retornar ao cenário político estadual com destaque, assim como o PSL do deputado federal Filipe Barros, que participará em Londrina na edição paranaense do evento “Brasil Profundo”. O encontro deve reunir as maiores personalidades do conservadorismo do país e é organizado por Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro.
Mas o que isso tem a ver com Toledo ou a região? Tudo!
Muitas das decisões tomadas nesses encontros poderão decidir futuras candidaturas e a formação de alianças visando a eleição de outubro que promete ser igualmente quente diante do cenário que vem se desenhando no Paraná. Um cenário tenso e cheio de alternativas.