Semáforos não são a solução
Há alguns dias foi anunciado pela Prefeitura de Toledo a instalação de dois novos semáforos na Avenida Maripá: um no cruzamento com a Tiradentes (Centro) e o segundo no cruzamento com a Independência (La Salle). Além disso, novos radares estão sendo espalhados pela cidade, assim como câmeras de segurança. No trânsito a cidade vem combatendo seus problemas com soluções que andam na contramão da necessidade e da modernidade que outros centros urbanos adotaram. Nem é preciso ir tão longe! Basta dar um pulo em Cascavel para perceber a mudança positiva no trânsito local que, se não é dos melhores, está muito melhor que o de Toledo, especialmente nos horários de maior fluxo de veículos.
Um dos pontos altos da mudança em Cascavel foi a adoção dos chamados binários, ou seja, uma rua segue numa direção em mão única, enquanto a paralela segue na direção contrária, também adotando mão única. É uma forma de fazer o trânsito fluir com maior rapidez e segurança. Já em Toledo existe uma forte resistência dos responsáveis pelo trânsito na adoção dos binários, embora haja duas regiões onde foram adotados e com resultados satisfatórios: no BNH da Barão e no Jardim Coopagro.
Mas apenas os binários não bastam. É preciso coragem para a realização de obras estruturais de grande porte que possam efetivamente melhorar o fluxo de veículos, principalmente na Avenida Parigot de Souza, hoje o grande gargalo da cidade, assim como também na Avenida Maripá. As duas vias apresentam problemas crônicos pela falta de planejamento e por medidas – como esta de novos semáforos – que nada ajudam para amenizar a situação de quem por elas trafegam.
É preciso que a gestão pública em Toledo passe a enxergar mais longe, pensando em longo prazo e não apenas adotar medidas paliativas para um determinado momento ou para atender aos interesses de uma parcela da população. Os bons exemplos aí estão para mostrar como o trânsito pode ser melhorado, inclusive em Toledo, mas para isso é preciso ter um pouco mais de humildade em reconhecer a necessidade de ir buscar auxílio neste sentido. Enquanto não houver essa mudança de comportamento, mais e mais semáforos serão distribuídos pela iluminada e colorida cidade.
Comentários estão fechados.