‘Superar barreiras para garantir inclusão’
Neste ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022 campanha – desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963 – acontece entre os dias 21 e 28 de agosto. O tema ‘Superar barreiras para garantir inclusão’.
A campanha enfatiza a importância em romper barreiras que impedem que a inclusão social acontece de maneira plena. A Semana também é uma forma de reforçar as ações do Movimento Apaeano Brasileiro que, atualmente, conta com 2.200 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), desse total 336 são do estado do Paraná.
O tema escolhido visa chamar a atenção da comunidade de maneira geral, afinal, todos estão inseridos no mesmo contexto. A legislação evidencia os direitos, contudo, nem sempre eles são garantidos. Mesmo com políticas públicas, organização de entidades e incentivo ainda é possível encontrar desigualdade, falta de respeito e resistência quando o assunto uma pessoa com deficiência.
O artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) dispõe que “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”. Um trecho importante da legislação que, por vezes, fica apenas no papel.
A luta pela garantia dos direitos é diária. Em Toledo, a Apae é filiada à Federação Nacional das Apaes e, neste período, celebra com as demais Apaes a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Deficiência e evidencia que a luta deve ser de todos.
A Apae de Toledo é uma entidade filantrópica, fundada em 7 de abril de 1974, legalmente constituída e tem como missão “Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária”.
A entidade atende, aproximadamente, 260 pessoas com deficiência intelectual e múltipla deficiência, em todas as faixas etárias, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. São eixos de base que contribuem para que as pessoas atendidas estejam mais inclusas e tenham mais suporte para superar a barreiras.