Toledo na rota da inovação
Nesta quinta-feira (19), Toledo recebeu um encontro nacional para a apresentação de inúmeros estudos sobre os ambientes promotores de inovação: alavancas para o desenvolvimento regional e nacional. O objetivo foi mostrar a importância desses ambientes para estimular e alavancar o potencial de empresas, instituições e fomentar a inovação e o empreendedorismo. O projeto Teias da Inovação é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPQ).
Toledo não foi escolhida por acaso, haja vista o Biopark estar ligado ao Iguassu Valley, Sistema Regional de Inovação que recebeu o prêmio nacional de inovação na modalidade ecossistema consolidado, na edição 2021-2022, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae. Esse reconhecimento é fruto de um movimento estadual e regional voltado ao incentivo, estruturação e integração de ambientes de inovação que busca consolidar os diversos sistemas regionais de inovação do estado como promotores de inovação e atores importantes no ecossistema nacional e atrair potenciais investimentos e negócios inovadores para gerar valor e aumentar a competitividade nacional.
E o Biopark, neste sentido de promover a inovação e lançar um olhar diferente sobre as formas de promover o desenvolvimento, vem se tornando uma referência dentro do Estado do Paraná. Gradativamente projetos ambiciosos estão tomando forma, atraindo para a cidade não apenas novas empresas, mas efetivamente criando estas Teias de Inovação do evento desta semana, que contou inclusive com a presença do ministro Paulo Alvim, numa demonstração muito clara da importância do universo do Biopark neste novo momento de desenvolvimento da informação, da educação, do ensino e da pesquisa no Brasil.
Apenas a iniciativa do Biopark não seria suficiente para isso acontecer. Daí a importância dos investimentos paralelos, seja através do poder público, seja pela iniciativa privada, criando dessa forma um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios, de novas pesquisas, enfim, à criação de um universo de desenvolvimento capaz de criar em Toledo um novo ciclo de desenvolvimento.