Um lugar chamado biblioteca
Existe um lugar em que a informação é para todos sem distinção de raça, de cor, de credo religioso, de sexo, de convicções políticas, de profissão…todos podem ‘degustar’ de tais conhecimentos. Esse lugar permite ultrapassar fronteiras, explorar o inexplorável, conhecer outros mundos, descobrir direitos e deveres ou simplesmente viver momentos de descontração, de magia, de conhecimento.
Existe um lugar em que o papel tem muito valor, em que o toque, a textura da folha também carrega emoções, em que os olhos não sentem o brilho de telas, mas sim o preto e branco, às vezes, um branco amarelado, ou o imenso colorido das ilustrações. Um lugar com milhões e milhões de palavras unidas ao papel.Existe um lugar capaz de retratar a cultura de muitos povos, com o poder de fazer viagens no tempo – seja para o passado ou para o futuro. Esse lugar tem inúmeras histórias de amor, contos de fadas, dramas, histórias alegres, ficção científica e muito mais. Esse lugar é conhecido como biblioteca ou como um espaço libertador.
Na data de 9 de abril é comemorado o Dia Nacional da Biblioteca. Mais que uma estrutura física, a biblioteca é um lugar mágico, é um lugar que ‘carrega’ conhecimento, é um lugar que permite que o leitor viaje, é um lugar de ensino. Para muitos, ela pode representar um instrumento de transformação social e uma das instituições mais democráticas que existem.O Dia Nacional da Biblioteca enaltece esse espaço que abre as portas da imaginação, de quem escreve e de quem lê a obra, afinal, o livro é o caminho para conhecer o mundo e fugir dele também. Com um vasto acervo, a biblioteca se torna um espalho eclético, livre para todas as idades e os mais variados gostos quando o assunto é literatura.