Um recomeçar animado

Sem registrar óbitos por Covid-19 há mais de um mês (o último foi em 15 de março – paciente do sexo feminino, com 62 anos de idade), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Toledo manteve a bandeira verde, a qual significa “risco muito baixo de contágio”, sobretudo àqueles que estão com o esquema vacinal completo. Neste período, 803 pessoas notificadas como suspeitas de terem sido infectadas pelo vírus realizaram exames, sendo 455 na iniciativa privada e 348 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – 337 testes rápidos e 11 RT-PCR, os quais 37 e 0, respectivamente, detectaram a presença do patógeno – 25 RT-PCR estavam em análise até o último sábado (16). Esses dados indicam uma taxa de positividade de 9,33%. Em números absolutos, os bairros com maior número de casos são La Salle e Centro (15, cada), Pancera (5), Europa, Gisela, São Francisco, Industrial e Panorama (4, cada).

Com esses números, Toledo apresenta um total de 43.315 casos confirmados, 42.734 pessoas recuperadas e 500 pacientes que vieram a óbito em virtude da Covid-19. Porém, mais que números positivos, a cidade começa a dar sinais de um recomeçar, especialmente em setores duramente atingidos pela pandemia do novo coronavírus. Na reportagem especial deste fim de semana, o JORNAL DO OESTE mostra alguns dos serviços que gradativamente começar a se recuperar após o baque violento registrado há cerca de dois anos.

Se ainda não se está no nível pré-pandemia, ao menos existe a esperança de dias melhores com a retomada dos eventos presenciais e a redução dos casos da doença, como mostram os números oficiais da Secretaria Municipal de Saúde. Claro, sempre existe o receio de uma recaída, entretanto, aos poucos as pessoas estão se sentindo mais seguras para voltar a sair de casa, participar de jantares, bailes e formaturas. Casamentos e festas de aniversários estão aos poucos sendo organizadas e isso movimenta uma verdadeira indústria que nem sempre aparece.

Porém, mais que simplesmente números, empregos ou dinheiro no bolso, a retomada deste tipo de evento é um sinal de que a sociedade de Toledo – e da região – começa a ter uma vida normal mais uma vez, embora esse ‘novo normal’ ainda exija cuidados.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.