Uma Justiça mais moderna

A oficina sobre parentalidade, lançada nesta quinta-feira (2) na Subseção Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil, é uma mostra do quanto a Justiça no Brasil tem procurado alternativas para se tornar mais moderna e mais adequada às necessidades de uma nova sociedade que a cada dia se transforma, em especial quando se tratam das relações familiares. Neste caso específico, é importante perceber a vontade dos agentes envolvidos em tentar mudar uma cultura arraigada num país tradicionalmente machista e paternalista, onde a figura masculina quase sempre pode tudo e a feminina absolutamente nada.

Não se trata de discutir quem está certo ou errado. Fato é que hoje as famílias mudaram. Aquela estrutura de pai + mãe = filhos não mais corresponde à realidade. Hoje há famílias de pais + pais, mães + mães e, claro, de pais e mães ainda, embora a definição sexual nem sempre seja aquela tradicional. Ora, é preciso então que a Justiça se adeque, modernize-se para não ficar alheia aos problemas de quem dela necessita.

Por isso a importância do encontro desta quinta-feira, mais direcionado aos advogados que atuam na Comarca de Toledo, tanto na esfera da Vara da Infância e da Juventude, quanto na Vara de Família, afinal, tanto uma quanto a outra possuem caos que se relacionam entre si. A decisão tomada numa esfera quase sempre traz consequências na outra, portanto, o esforço dos magistrados Rodrigo Rodrigues Dias e Luciana Lopes do Amaral Beal – com o apoio de toda estrutura que cerca este universo particular do Judiciário – precisa ser não apenas elogiado, mas acima de tudo apoiado em sua plenitude, pois pode representar sim um novo marco no suporte às famílias e, claro, aos menores atingidos por demandas judiciais que levam à ruptura da estrutura familiar, seja ela qual for, seja ela de que modo for.

Uma Justiça mais moderna é um alento em meio à turbulência causada muitas vezes pelo próprio Judiciário através de sua corte superior, a qual parece ter se transformado num palco onde volta e meia ao invés de julgamentos acontecem espetáculo midiáticos. Ainda há esperança em dias melhores e a oficina lançada em Toledo nesta quinta-feira é uma prova disso.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.