Vida nova sem hipocrisia
Páscoa é tempo de vida nova; é tempo de deixar renovação; é tempo de mudança. A Páscoa é o momento mais importante na fé cristã. O nascimento de Cristo é um marco, é lindo, mas um processo que a humanidade conhece, vive; já a ressureição é algo sublime, é a prova de amor de Deus, é o convite a salvação, afinal, todos têm livre arbítrio.
Esse momento promove a reflexão de que o homem pode nascer novamente através da mudança de seus hábitos, com o reconhecimento de seus erros, com o comprometimento em seguir os ensinamentos de Cristo. Parece fácil, afinal, quem não tem o desejo de ser uma pessoa melhor? Contudo, nem sempre optamos em viver dias no deserto, em passar por um processo de purificação da alma, para poder aceitar os desafios da mudança, porque toda a mudança é desafiadora e requer aceitação.
Antes de pensar em vida nova, o sentido da Páscoa convida a refletir as ações cotidianas, a analisar os atos de empatia, a se mostrar uma pessoa mais caridosa. O jejum, a abstinência, a doação, a oração fazem parte desse processo de mudança, mas precisam ter um significado real, ou melhor, entender que isso é uma forma de evolução e de edificação espiritual.
A Páscoa também é um convite para olhar o outro, para ter compaixão do próximo, para enxergar as cruzes da sociedade. Neste período, 2022 anos depois de Cristo, quem está ‘crucificado’ hoje? Qual o crime para a ‘crucificação’? Quem são as pessoas que, hoje, são ‘crucificados’ dentro da sociedade moderna por falta de amor?
O ser humano tende a se colocar na condição de vítima, como o ‘crucificado’, mas esquece de olhar quando é ele que tem atos que levam a ‘crucificação’ do outro. Analisar nesse viés fica bem mais fácil, mas para rever os pecados, buscar o perdão e fazer nascer um novo homem é preciso sim olhar o próprio caráter.
Passar pelo ‘deserto’ de maneira que eleve o espírito exige coragem, pois geralmente a ‘porta larga’ é mais atrativa. Que os longos dias dessa quaresma possam ter feito sentido, possam ter surtido efeito, que a oração possa ter rompido barreiras e fortalecido os laços com Deus; que de fato todos estejam preparados para viver a Páscoa e uma nova vida!