Mauro Picini Moda e Estilo 14/06/2022

Você sabe qual a diferença entre dom e talento?

*Edna Vasselo Goldoni

Edna Vasselo Goldoni é fundadora e presidente do Instituto Vasselo Goldoni

Recentemente eu assisti ao novo filme da Disney “Encanto” e fiquei muito admirada com a história de Mirabel e sua família. Acredito que muitos ainda não tenham assistido, por isso não vou dar spoiler. Mas quero trazer uma reflexão sobre a narrativa.
A história fala sobre o “Dom” que herdamos e que é diferente para cada pessoa, respeitando sua individualidade e características, o que me motivou a escrever sobre Dom e Talento.
Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.
Então, você até pode nascer com o dom de tocar piano, mas só se tornará um talento, se dedicar muito tempo aos estudos e a prática.
Agora, para identificar qualquer um dos dois, nós precisamos de autoconhecimento. Entender de fato quais são as nossas habilidades e o que gostamos mais de fazer, certamente aí dentro mora um ou outro.
Mas a questão principal é que todos nós temos dons e talentos, herdados ou adquiridos, que compõe o nosso diferencial e nos torna únicos. Dessa maneira, temos sempre que valorizar as nossas habilidades colocando-as em prática na vida profissional.
É maravilhoso quando conseguimos aliar o trabalho ao nosso dom e talentos. Não tem nada que dê mais satisfação na vida. Eu, por exemplo, decidi fazer biomedicina por que amava a Biologia, mas depois de atuar na área e buscar o meu autoconhecimento identifiquei que tinha muitas habilidades para a área de vendas e negócios.
Feito isso, mergulhei no meu desenvolvimento para me tornar um grande talento nesta área. Sempre coloquei como meta ser a minha melhor versão, todos os dias.
Também entendo, diante deste contexto, que não devemos nos comparar com os outros, afinal se temos dons e talentos distintos, querer ser como outra pessoa, não é a fórmula do sucesso.
Por isso, o filme deixa muito claro que devemos valorizar e reconhecer o dom de cada um. Exercendo as nossas funções no trabalho e na vida, utilizando de nossas melhores habilidades, conseguimos sem dúvida contribuir para um ambiente mais harmônico por onde passamos.
Enquanto líderes, identificar e valorizar os dons das pessoas que trabalham com a gente é fundamental para o bom desempenho dos profissionais e da equipe. E claro, todos ganham com isso.
*Edna Vasselo Goldoni é fundadora e presidente do Instituto Vasselo Goldoni, CEO da Vasselo Goldoni Desenvolvimento, HR Influencer 2021 – 1º lugar no Brasil; membro honorário e vitalício da All Ladies League Global Network (Soul Sister), única mulher indicada ao Prêmio TOP OF MIND Profissional de Vendas, sendo finalista em três Edições; representou o Brasil no Congresso Mundial da ONU Mulheres em 2016.

Sobre o Instituto Vasselo Goldoni
O IVG – Instituto Vasselo Goldoni é uma instituição que promove programas de ação social, fundado em 7 de novembro de 2017 e tem como missão incentivar e difundir a equidade de gênero, a sororidade, a reintegração e o respeito à diversidade, cultivando e desenvolvendo em suas ações, os valores da autoconfiança, da resiliência e da superação para motivar mulheres e homens a serem protagonistas de histórias inspiradas nos mais nobres e elevados ideais e, juntos, construírem uma sociedade em que prevaleçam a justiça, a paz e o progresso para todos.

Centralpack Embalagens apresenta novidades de seu portfólio na edição 2022 da FCE Pharma & Cosmetic

Empresa marcará presença em um dos principais eventos do setor farmacêutico e de Cosméticos, a partir desta terça-feira (7) em São Paulo

Uma das referências no setor de embalagens no mercado farmacêutico, a Centralpack Embalagens, será uma das participantes da FCE Pharma 2022, que começa nesta terça-feira (7) no SP EXPO, em São Paulo (SP). O evento, considerado como um dos mais importantes no setor farmacêutico e de cosméticos na América Latina, contará pela primeira vez com a presença da Centralpack, que deve apresentar as principais novidades de seu portfólio.
“A FCE Pharma & Cosmetic é uma das feiras mais importantes do nosso setor, um lugar onde milhares de profissionais podem conhecer os últimos lançamentos tecnológicos nos setores de matérias-primas, embalagens, máquinas, equipamentos e prestações de serviços. Por isso, a Centralpack está com grandes expectativas a oportunidade de fazer com que estas empresas conheçam um pouco mais o nosso portfólio e as soluções que podemos oferecer”, afirma Leila Cristiane Greipel, Gerente Comercial da Centralpack.
Há 17 anos no mercado de embalagens, a Centralpack trará para a FCE Pharma 2022 alguns de seus diferenciais nos segmentos em que atua. Serão apresentadas as últimas novidades em soluções e produtos na área gráfica (cartuchos e bulas), de flexografia (fitas de alumínio e rótulos adesivos) e de transformação plástica (frascos PE e aplicadores).
“A FCE Pharma é uma vitrine relevante e completa para o segmento de atuação da Centralpack. Além de ser uma oportunidade a mais para estreitar relacionamentos com nossos clientes, entendemos que a nossa participação será grande e promissor canal para os negócios da companhia”, explica a Gerente Comercial da Centralpack.

Sobre a Centralpack – A Centralpack atua há 17 anos no mercado de embalagens torna-se cada vez mais referência nesse setor. Seu parque fabril conta com mais de 12 mil m², seu capital humano é composto por mais de 300 colaboradores focados na missão da empresa. Atua nas linhas de saúde, higiene, limpeza, cuidados pessoais, alimentação, entretenimento e outros.


O espaço do Boticário foi um dos destaques do Festival Coolritiba na Pedreira Paulo Leminski. Foi o primeiro ano que a marca de beleza patrocinou o evento, e montou um espaço de beleza com maquiadores profissionais para dar um up na make de quem curtiu o festival. Na foto, a consultora de marketing regional sul, Marina Oliveira de Miranda, o gerente de marketing regional do Boticário, Anderson Carvalho e a diretora de atendimento da Air Promo, Lica Monteiro.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.