Mauro Picini Moda e Estilo 28/06/2022

Plantas no frio: como manter as espécies saudáveis durante o inverno

Especialista dá dicas para que as plantinhas cultivadas em casa resistam a queda nas temperaturas com a chegada da nova estação

Nos últimos anos, a prática cultivar plantas ornamentais em casa ganhou muitos adeptos, principalmente durante o período de isolamento social. Com a chegada do inverno, que tem início no próximo dia 21 de junho, quem decidiu adicionar a convivência com flores e plantas em casa, mas não tem muita habilidade, precisa estar atento as necessidades de cada espécie para adaptação na estação mais fria do ano.
Para compor ou manter as espécies vivas e saudáveis mesmo com as temperaturas mais baixas, é fundamental, além de escolher plantas que se adaptam bem a espaços internos, prestar atenção a cuidados especiais com a terra. “Existem sim algumas espécies que são mais adaptáveis as temperaturas mais frias, porém independentemente do clima, é importante corrigir o solo duas vezes por ano, especialmente antes das mudanças mais bruscas de clima, realizando adubação para que as plantas estejam fortalecidas”, Elizeu de Almeida, florista da Esalflores, uma das maiores redes de floriculturas do país.
Plantas que não demandam muita luz e nem uma frequência grande de regas são ótimas opções para os períodos mais frios. “Há diversos gêneros de flores e plantas que se ajustam bem a menor incidência de luz e clima mais gelado”, comenta o florista. “Mas o mais importante mesmo durante o outono e inverno é sempre checar a umidade da terra e estabelecer a quantidade de regas a partir daí”, acrescenta. Uma boa sugestão é a planta conhecida como Pacová. “Ideal para casas e apartamentos, ela precisa de claridade mas sem luz direta e pode ser regada apenas umas duas vezes por semana no outono e inverno”, indica o florista. O Lírio da Paz também é uma opção a ser considerada. “Se adapta bem a sombra e não exige mais do que regas esporádicas de acordo com a umidade da terra”, detalha o especialista. Outra sugestão são as marantas. “Perfeitas para serem cultivadas em locais com sombra, elas podem ser submetidas a luz do sol apenas no período da manhã com regas de pouca água, dia sim e dia não”, complementa.


As orquídeas também ficam muito bem em ambientes internos com claridade. “Nas épocas mais frias, as orquídeas devem ser molhadas a cada 15 dias, encharcando e deixando escorrer. Importante lembrar de não expô-las diretamente ao sol quando não houver flores e adubar com substrato específico uma vez ao mês”, detalha o florista. Há ainda a Tulipa, opção conhecida das estações mais geladas. “Além de se adaptar bem ao interior das casas, elas podem ser cultivadas acrescentando uma ou duas pedrinhas de gelo na terra todos os dias”, esclarece. O profissional ainda lembra que é sempre importante estar atento ao aspecto da planta e observar a reação dela às condições do ambiente. “Aos poucos é possível perceber qual a frequência ideal de regas e o local perfeito para a planta dentro da residência, fazendo com que a manutenção da planta se torne ainda mais fácil, mesmo com a variação climática”, completa Elizeu.

Comitê Mulher da Sicredi Progresso elege nova coordenação

A Sicredi Progresso reuniu na terça-feira (05), as integrantes do seu Comitê Mulher, em um encontro que aconteceu no auditório da Agência Centro em Toledo. Além de seguir a agenda mensal de atividades, houve a eleição da nova coordenação do Comitê. Na ocasião também aconteceu uma homenagem especial para as associadas que estavam na organização do Comitê nos últimos anos.
O apoio e a capacitação às lideranças femininas facilitaram a formação do Comitê Mulher da Sicredi Progresso que conta com 25 associadas participantes, todas das agências do Paraná. O trabalho iniciado em 2018 refletiu no aumento de mulheres eleitas como coordenadoras de núcleo e conselheiras na cooperativa. O Conselho Fiscal conta com seis participantes, sendo três mulheres e três homens. Já no Conselho de Administração há sete membros, sendo quatro mulheres e três homens.
Acompanhando as atividades do encontro, o presidente, Cirio Kunzler, reforçou o impacto positivo que o Comitê trouxe para a Cooperativa. “Em 2018 quando teve início o Comitê, o propósito era de fazer com que mais mulheres participassem da cooperativa e do quadro social. Com muito orgulho posso dizer que isso foi possível. Essa coordenação fez um excelente trabalho e o meu desejo é que isso continue. Uma cooperativa forte e atuante se faz com pessoas dedicadas a um propósito e nos fortalecemos muito com a presença das mulheres”.
As integrantes que colocaram os nomes à disposição para a eleição, tiveram a oportunidade de se apresentar e contar um pouco sobre suas vidas e participação no Comitê. Por meio de votação, elegeram a associada de Tupãssi, Renata Acco Mariussi, para ser a nova coordenadora. “Agradeço os votos que recebi, a confiança que depositaram em mim para conduzir esse importante Comitê da Sicredi Progresso. Continuaremos a fazer nossas atividades sempre em busca da cooperação”, reforça.
Renata terá como vice-líderes, Juciely Aparecida Enz Tonial, Danieli Valero Piuco, Claudeane Joner Hermes. As associadas terão a missão de representar o Comitê Mulher, conduzir reuniões, organizar atividades, alinhados com as demandas da Central e o Sistema Sicredi, pelo período de 4 anos. A nova coordenação contará com apoio da área de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Progresso para a realização das atividades.
A Sicredi Progresso está com inscrições abertas para as associadas com interesse em integrar o Comitê Mulher. Para saber mais sobre as vagas disponíveis e requisitos necessários, é necessário clicar nesse link: https://www.sicredi.com.br/coop/progresso-prsp/comite-mulher/

Desde 2018 o Comitê Mulher da Sicredi Progresso atua para fortalecer a liderança entre mulheres associadas. Foto: Jéssica Dona.

Sobre a Sicredi Progresso PR/SP – Com 40 anos de atuação a Sicredi Progresso PR/SP está presente na vida de mais de 56 mil associados. Nossa história, construída na essência da cooperação, nos permite ter atualmente 21 agências distribuídas na área de ação nos estados do Paraná e São Paulo. Destas, 14 estão no Paraná e outras 7 em São Paulo. Nosso capital humano conta com mais de 370 colaboradores focados nos valores do cooperativismo e na oferta de produtos e serviços financeiros adequados aos associados, de um jeito simples e próximo. A Sicredi Progresso integra o Sistema Sicredi que hoje está em 25 estados e no Distrito Federal.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.