Mauro Picini Moda & Estilo 04/01/2022
Prati-Donaduzzi comemora 28 anos com
inauguração da Praça Arno Donaduzzi
O aniversário de 28 anos da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, na sexta-feira (3) foi marcado pela inauguração de um espaço de convivência de seus colaboradores. O local conta com um lago e paisagismo, proporcionando bem-estar a quem diariamente produz saúde.
A Praça Arno Donaduzzi, homenageia o sócio-fundador da farmacêutica que faleceu no ano passado. A cerimônia, que contou com a presença de familiares, diretores e sócio-fundadores foi marcada por muita emoção.
O senhor Luiz Donaduzzi, sócio-fundador lembrou a importância do irmão, Arno Donaduzzi na construção da empresa. “A saudade será eterna, mas todo o trabalho dedicado com muita união transformou o que até então era um sonho em uma das maiores farmacêuticas, isso só nos dá orgulho”.
A sócia-fundadora Carmen Donaduzzi ressaltou que a homenagem eterniza os valores de Arno Donaduzzi. “Ele está presente, agora mais do nunca. Em um espaço que carrega sua história. Especialmente por proporcionar um lugar lindo para quem se dedica tanto a nossa missão”, afirma.
Proporcionar um ambiente de qualidade é uma das estratégias para que o crescimento continue. Eder Fernando Maffissoni, diretor-presidente da Prati-Donaduzzi, ressalta que os planos audaciosos da empresa para o futuro são possíveis pela base consolidada no passado e a missão conjunta de levar saúde e bem-estar à população. “Muitas mãos construíram essa história. Cada um nossos quase 5 mil colaboradores faz parte desta fórmula de sucesso”, reconhece.
FUTURO
A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, referência na produção de medicamentos no Brasil e a primeira a lançar um produto nacional à base de Canabidiol alcançou patamar de destaque no setor, e avança em tecnologia e inovação com foco na expansão de mercado para os próximos anos.
Objetivando a promoção da saúde e bem-estar de milhões de brasileiros, a Prati-Donaduzzi prevê aumentar as possibilidades de tratamento, principalmente para doenças que acometem o Sistema Nervoso Central (SNC).
A farmacêutica tem como estratégia para 2022 diversificar seus produtos, investindo em mudanças incrementais. “Hoje, 95% dos medicamentos que produzimos são genéricos, porém, estamos investindo em novos produtos, como é o caso do Canabidiol Prati-Donaduzzi. Para 2022 e os anos seguintes, prevemos aumentar nosso portfólio, principalmente com o lançamento de medicamentos de marca”, destaca.
Marketing do bem-estar: como implementar
a tendência em empresas
Colocar a qualidade de vida em pauta na cultura organizacional faz a diferença na hora de promover conexão com os consumidores
Nos últimos anos, a sociedade tem prezado mais por fatores como a prática de esportes, saúde mental, hábitos de vida mais saudáveis e práticas sustentáveis. É seguro dizer que esse conjunto, que pode ser resumido ao conceito de bem-estar, tornou-se uma grande estratégia de conexão das empresas com seus consumidores e colaboradores.
Em pesquisa realizada pela empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company no ano de 2020, 79% dos consumidores consideram o bem-estar importante — enquanto 42% colocam-no como uma das prioridades na hora de escolher produtos, serviços e empresas.
O bem-estar como estratégia de marketing foi tema do webinar realizado pela Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) neste mês. Os convidados Marjorie Teixeira, diretora de Comunicações e Operações da P&G e Felipe Lacerda, CEO da Beecorp, participaram de um bate-papo moderado por Italo Conceição, cofundador da Shaperfy.
Como investir em bem-estar?
Quando a qualidade de vida é realmente uma preocupação para a empresa, isso é percebido pelos consumidores e valorizado pelos potenciais futuros colaboradores. Para criar a imagem de uma empresa que preza pela saúde dentro e fora de suas instalações, os palestrantes têm dicas de como implementar a cultura do bem-estar antes de incorporá-la ao marketing.
1 – Planeje e crie uma estratégia
O primeiro passo é colocar na ponta do lápis todos os problemas que podem ser resolvidos com as medidas adotadas. A partir daí, é hora de precificar, montar estratégias e ter clareza sobre os benefícios que vão ser gerados. “Não adianta fazer campanhas pontuais que não tem nada a ver com a empresa. O plano é muito importante para saber onde se pode entrar e com que ações”, salienta Lacerda.
Pensando em saúde física e mental, alguns exemplos de iniciativas que podem ser implantadas são o oferecimento de plano de saúde para os funcionários, pausas na rotina para ginástica laboral, serviços como assistência psicológica ou massagem no ambiente de trabalho, grupos de meditação e datas como o casual friday, em que os funcionários podem ir vestidos como se sentirem mais confortáveis para se expressarem.
2 – Walk the Talk
A expressão diz respeito a seguir em ações, o que se propõe no discurso. Neste caso, é fundamental que a empresa invista em atitudes que transpareçam sua preocupação genuína com o bem-estar. “A ética e a governança tem que estar pautadas em todas as áreas e as empresas que não têm uma reputação de cuidado com as pessoas podem ter reflexos em seus resultados. Entra aí o papel das redes sociais, por exemplo, que trazem essa possibilidade de revelar condutas ruins”, exemplifica Marjorie Teixeira.
Segundo os participantes do webinar da Amcham Curitiba, a pandemia intensificou essa preocupação entre consumidores e funcionários, que passaram a valorizar os momentos de conforto e flexibilidade de rotina do home office e os cuidados com a saúde física e mental. “Enfatizar práticas de cuidados com a comunidade e os funcionários se tornam pilares muito relevantes. Ninguém quer consumir papel da empresa que não refloresta ou pneus da empresa que não recicla os seus pneus usados”, ressalta o CEO da Beecorp.
3 – Faça parte do debate
Quando o time de marketing está focado na propagação do bem-estar, a pergunta “o que podemos fazer para ajudar as pessoas” norteia as suas ações. Para associar a imagem da empresa à preocupação com a qualidade de vida, são válidas ações como o patrocínio de lives, shows e peças de teatro, que constroem momentos de descompressão e prazer.
Para além disso, é indicado que a empresa assuma uma posição de porta-voz do bem-estar, o que pode aumentar a conscientização acerca da importância dessa questão e inspirar pessoas e outras marcas.
4 – Comece de algum lugar
A cultura do bem-estar está presente das grandes empresas à startups de pequeno porte. O importante é que os investimentos em qualidade de vida venham do cerne das organizações, o que é percebido pelos clientes e se reflete em ambientes com colaboradores mais satisfeitos e produtivos. Se a sua empresa tem 600 funcionários ou seis, toda iniciativa é capaz de produzir efeitos e, como em toda caminhada, o primeiro passo é o mais importante.
Sobre a Amcham Curitiba
A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5,2 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplificam o conhecimento de seus associados. Em 2020, a Amcham Curitiba completou 20 anos no Paraná e reúne hoje mais de 300 empresas associadas
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