Mauro Picini Programe-se

Biopark lança curso gratuito de TI e oferta 40 bolsas de estudo de até R$ 1 mil

Biopark Connect impulsionará a formação de profissionais que possam atender crescente demanda da área de TI na Região

Estima-se que estejam abertas cerca de 200 mil vagas de TI no Brasil e que até 2024 esse número chegue a 400 mil postos de trabalho, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Mas, o número se contrapõe à insuficiente quantidade de pessoas formadas nessa área e alerta para o risco de um possível apagão de profissionais qualificados.

O cenário nacional também reflete a realidade de Toledo, cidade que enfrenta o paralelo entre o crescimento no número de empresas da área de tecnologia e a consequente necessidade de mão de obra qualificada. Segundo a Prefeitura do município, em torno de 180 empresas do setor de tecnologia estão ativas, o que representa cerca de 600 empregos e R$ 200 milhões movimentados por ano somente em folha de pagamento.

Um crescimento que também ganha estímulo com o Biopark, Parque Tecnológico que tem entre seus objetivos consolidar a Região Oeste do Paraná como polo de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia, ofertando benefícios para a atração de negócios inovadores. Além de atrair empresas, o Biopark também atua na área da educação com foco na formação de pessoas, como explica o fundador Luiz Donaduzzi. “O desenvolvimento da Região Oeste está diretamente ligado à disponibilidade de mão de obra qualificada, por isso trabalhamos para oferecer educação de excelência e, principalmente, alinhada com as necessidades do mercado”, declara.

Lançado nesta segunda-feira (5), o Biopark Connect é o novo programa de formação do Empreendimento com foco na formação de pessoas na área de tecnologia da informação para rápida inserção de novos profissionais no mercado de trabalho local e regional. Inovador e inédito, o Programa é gratuito e ofertará 40 bolsas de até R$ 1 mil mensais como apoio financeiro durante os seis meses de duração do curso.

“Profissionais da área de TI são cada vez mais necessários nas empresas, independentemente do mercado em que elas atuam. Formar pessoas capacitadas para assumir essas vagas é uma questão urgente e que estamos dispostos a ajudar a resolver. Nosso papel é despertar o interesse da população pela área e incentivar que mais pessoas estejam aptas a atuar nesse setor que está em constante crescimento”, destaca Luiz Donaduzzi.

O objetivo do Biopark Connect é a formação de programadores “full-stack”, ou seja, que possam atuar em qualquer etapa do desenvolvimento de sistemas. Entre os conteúdos trabalhados no curso estão linguagens de programação como HTML5, CSS, JavaScript, Java, Python, entre outras, além de banco de dados, desenvolvimento para dispositivos móveis, computação em nuvem e metodologias ágeis.

Inscrições e processo seletivo
Para se inscrever é preciso ter a partir de 18 anos e o ensino médio completo. Os inscritos passarão por um processo seletivo para concorrer a uma das 40 vagas. As inscrições já estão abertas pelo site www.saltoprofuturo.com.br e vão até o dia 24 de julho. As aulas terão início no dia 16 de agosto e serão presenciais, no Biopark, das 14h às 22h.

Iguassu Valley Toledo Talks debate como o ‘sucesso do cliente’ pode alavancar empresa

Você já se perguntou se oferece experiências positivas aos seus clientes?!

Sabia que 60% dos consumidores no mundo desistiram de alguma compra devido a um mau atendimento e 74% afirmam estarem dispostos a gastar mais, desde que ofereçam um excelente atendimento?!

O debate realizado no Iguassu Valley Toledo Talks, no espaço InovAcit, trouxe o especialista em customer sucess/ sucesso do cliente, Leonardo Superti.
Ele falou sobre como fidelizar um cliente antigo custa até sete vezes menos que conquistar um novo.

Segundo Leonardo Superti, a maioria dos empresários priorizam os resultados financeiros do negócio e acabam deixando de lado a valorização dos clientes. “Primeiro é preciso entender o que o cliente busca quando vai até a empresa para que esse primeiro atendimento seja rápido, agradável e eficiente, tornando a experiência positiva”, conta.

Superti cita alguns exemplos de como alavancar a empresa cuidando da base, o cliente. “A receita que se obtém com um cliente no primeiro contato é de 20% do que se pode faturar nas próximas compras, com a mesma pessoa, por isso, ofereça experiências positivas e soluções, senão, consequentemente o cliente irá ao concorrente procurar o que não encontrou em sua empresa, seja um produto ou um bom atendimento”, frisa.

Para o coordenador do Iguassu Valley Toledo, Márcio Pinheiro, o tema foi esclarecedor aos participantes, inclusive como forma de incentivo ao investimento nas equipes de trabalho. “Muitos empresários não tinham conhecimento sobre a importância do sucesso do cliente. Eles vendem e dificilmente tem uma outra oportunidade de contato e assim, vimos que dá sim para manter uma cartela de clientes frequentes só com o bom atendimento e a resolução de problemas de forma mais ágil possível”, conclui.

Os encontros do Iguassu Valley Toledo são semanais e gratuitos.

Os assuntos de cada semana são publicados nas redes sociais da ACIT. Mais informações pelo WhatsApp 45 99823-0157.



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