Mauro Picini Sociedade + Saúde 12/01/2022

Biopark Educação abre inscrições
para cursos técnicos

Até o dia 17 de janeiro é possível se inscrever nos cursos técnicos de Farmácia e Administração

O Biopark Educação oferta mais uma oportunidade para quem busca uma aprendizagem com qualidade e com foco no mercado de trabalho. Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos de Farmácia e Administração promovidos pela Instituição. Os cursos terão início em fevereiro de 2022 e as aulas acontecerão no período noturno, de segunda a sexta, com duração de 18 meses.

Para participar do processo seletivo é necessário ter concluído ou concluir o Ensino Médio antes do início das aulas. No curso técnico de Administração, que terá a primeira edição em 2022, o objetivo é formar profissionais responsáveis por executar as atividades administrativas em organizações, principalmente relacionados ao processo de gestão de pessoas, marketing, vendas, produção e operações, logística entre outras.

Já o curso técnico de Farmácia tem como objetivo formar profissionais aptos a trabalharem na produção, no controle de qualidade, na pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde em diversos segmentos farmacêuticos.

Diferenciais
Assim como nos demais cursos promovidos pelo Biopark Educação, a aprendizagem acontece a partir da solução de problemas reais, onde o estudante é desafiado a colocar o conhecimento teórico em prática desenvolvendo habilidades e competências que serão diferenciais no mercado de trabalho.

Além disso, o fato das aulas acontecerem dentro de um Parque Tecnológico estimula o contato dos estudantes com empresas residentes e incubadas, o que gera inúmeras oportunidades de aprendizagem, parcerias e trabalho.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de janeiro de 2022 e custam R$50,00. O processo seletivo será no dia 22 de janeiro por meio de uma Avaliação Diagnóstica composta de 30 questões de múltipla escolha. Para o curso Técnico em Administração, o teste terá questões de matemática, português e raciocínio logico. Já para o curso Técnico em Farmácia, as questões serão de matemática, português, biologia e química.

Para mais informações, como valores de mensalidade e o edital completo, acesse www.bioparkeducacao.com.br. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (45) 2036- 3618 ou (45) 99116-2748 ou ainda pelo e-mail comercial.educacao@biopark.com.br.

Pesquisadores da PUCPR desenvolvem produto para auxiliar lactantes

Ordenhadeira massageadora foi patenteada recentemente pelo INPI e busca proporcionar conforto e alívio às mulheres com problemas na lactação

Uma das principais dificuldades enfrentadas por lactantes é o ingurgitamento mamário, popularmente conhecido como “leite empedrado”. A condição é caracterizada pelo acúmulo do líquido nas mamas, dificultando a saída do leite, que fica mais viscoso, e causando dor a quem amamenta. Um produto desenvolvido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), contudo, busca ajudar profissionais da saúde que atuam no tratamento do ingurgitamento mamário e proporcionar conforto e alívio às pacientes.

A “Ordenhadeira Massageadora para o Manejo Clínico do Ingurgitamento Mamário na Lactação” foi patenteada em outubro de 2021 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em termos de tecnologia, está parcialmente desenvolvida e, com um investimento financeiro razoável, pode ser levada ao mercado em breve. É possível utilizar o item como sutiã, massageador ou ordenhadeira, separadamente, ou de modo integrado e simultâneo.

Os professores da Escola Politécnica da PUCPR Percy Nohama e Marcelo do Carmo Camargo Gaiotto estão entre os desenvolvedores do produto, ao lado das pesquisadoras Anita Batista dos Santos Heberle, egressa da graduação e mestrado da instituição, Mariana Pereira Margato e Cristina do Carmo Lucio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“O ingurgitamento mamário é relativamente comum, mas pode evoluir para uma condição mais grave se não for tratado corretamente, além de ser bastante dolorido em muitos casos. Com a ordenhadeira, queremos auxiliar as lactantes nesse momento tão especial que é a amamentação, além de facilitar a atuação dos profissionais que trabalham junto às pacientes”, explica o professor Percy Nohama.

Como principais diferenciais da invenção, podem ser citados: a tecnologia adicional ao tratamento do ingurgitamento mamário puerperal; o fato de integrar massagem e ordenha eletromecânicas; a ergonomia que ajuda as lactantes e profissionais envolvidos; o formato anatômico, composto por alças largas com ombreira; e sua fabricação em neoprene, que facilita a higienização e se ajusta melhor ao corpo.

Tratamento
O ingurgitamento mamário pode ocorrer em qualquer fase da amamentação, apesar de ser mais frequente nos primeiros dias após o parto. Se não for tratado, há possibilidade de evoluir para uma mastite, que consiste em uma infecção aguda provocada pelo leite estagnado no interior da glândula mamária. Dentre as causas para a condição, estão o manejo inadequado da amamentação, o atraso no início da amamentação, o uso de suplementos e a sucção ineficaz pelo bebê.

Assim que surgirem os primeiros sintomas – inchaço das mamas, dor e desconforto –, devem ser iniciadas as massagens suaves e a ordenha manual ou com bomba eletromecânica. Para prevenir o problema, a principal dica é deixar o bebê mamar em livre demanda.

Vinagre de maçã orgânico, um aliado contra o envelhecimento

O alimento contribui para a perda de peso e tem em sua composição substâncias que combatem os radicais livres, responsáveis por várias doenças, entre elas o câncer, e pelo envelhecimento do organismo

“Antioxidantes” e “radicais livres” já fazem parte do vocabulário de quem se preocupa em prevenir o envelhecimento precoce da pele. Mas, para os que almejam uma condição integral de saúde, a combinação destas duas palavras vai muito além. Combater os radicais livres por meio da ingestão de substâncias antioxidantes tornou-se uma necessidade vital para quem preza pela alimentação consciente. Em uma cesta de produtos capazes de proporcionar inúmeros benefícios ao organismo estão as hortaliças, as frutas e os legumes. Não falta também o vinagre de maçã orgânico que, além de conferir sabor inigualável aos pratos, é reconhecido em vários estudos científicos como um elixir da boa saúde.

São muitas as teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre os usos medicinais do vinagre. Há mais de 300 publicações catalogadas sobre o tema em várias línguas, além de vários sites na internet que tratam do assunto. Especificamente sobre o vinagre de maçã orgânico são reconhecidas propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana. O consumo como alimento ou em pequeninas doses diárias diluídas em água ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle do diabetes, melhora a digestão e diminui a pressão arterial, entre outros benefícios. Alguns compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, com isso, favorecem a perda de peso.

A presença de antioxidantes, como a catequina, em sua composição também representa um enorme benefício para a manutenção da saúde. Outro componente é a quercetina, que além da ação antioxidante melhora a imunidade e ajuda a reduzir os efeitos da histamina, substância que causa os sintomas de inflamação e alergia.

Os antioxidantes presentes no vinagre de maçã combatem os chamados radicais livres. Quando produzidos em excesso pelo organismo, os radicais livres causam danos celulares, propiciando o aparecimento de várias doenças crônicas e degenerativas, incluindo o câncer. O estresse oxidativo também está intimamente ligado ao processo de envelhecimento.

Especialista em vinagres, Rodrigo Margoni associa a valorização da alimentação consciente ao aumento do consumo do produto. “O poder nutricional do vinagre de maçã orgânico, com seus benefícios múltiplos, sem dúvida tem influenciado uma forma mais saudável de viver”, observa.
Como sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Margoni orgulha-se por ter colocado, em 2015, o Vinagre de Maçã Orgânico Senhor Viccino no mercado. “Nosso produto é 100% natural e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização. Também é certificado por certificadora independente”, afirma. “Utilizamos como matérias-primas as variedades fuji e gala, que resultam em um produto de altíssima qualidade, que muito contribui para a boa saúde”, completa.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.