Mauro Picini Sociedade + Saúde 13/01/2021

Vacinação e controle da pandemia são principais desafios da saúde para 2021

A secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Jeronymo Lima, disse nesta terça-feira, 5, que a vacinação da população contra o coronavírus e o controle da pandemia da pandemia da covid-19 são os desafios imediatos para 2021. Entre as prioridades, também urgentes para Rosa Jeronymo, estão ainda a humanização no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a retomada das cirurgias eletivas e exames de alta complexidade, suspensos por tempo indeterminado em função do quadro pandêmico enfrentado pelos governos estadual e municipal.

“O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, garantiu ao prefeito Chico Brasileiro que teremos a vacina entre o final de janeiro e início de fevereiro. O Estado também disponibilizará os insumos necessários (seringas e agulhas, bem como equipamentos de refrigeração), embora tenhamos estoque de seringas e agulhas para atender a demanda”, disse Rosa Jeronymo.
Rosa Jeronymo adiantou que a cidade estará com toda a logística organizada para receber o imunizante e vacinar a população. “Iniciaremos a vacinação de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, atendendo de imediato os grupos prioritários como os profissionais de saúde e os idosos”, completou.

Gargalos – A humanização do SUS, reafirma a secretária, é fundamental para a melhoria da atenção à saúde. Rosa Jeronymo disse que alguns gargalos se intensificaram em função da pandemia e citou o represamento das cirurgias eletivas e alguns exames de alta complexidade. “Junto com as equipes de saúde, vamos viabilizar os mutirões para atender essas demandas, tão logo tenhamos o controle da pandemia”.

A atenção básica, a porta de entrada do SUS, também será prioridade e faremos reuniões com todas as equipes para ouvir as demandas e juntos avançar na qualidade dos serviços prestados. “Vamos ampliar os convênios com as universidades e faculdades para as capacitações e outras estratégias que venham a melhorar o sistema de saúde”, disse.

“Queremos dar ênfase na promoção da saúde e buscar trabalhar junto com outras secretarias no sentido de viabilizar ações de promoção de saúde (esporte, meio ambiente, agricultura, assistência socia e Direitos Humanos)”, completou a secretária.

Novo convênio – Em relação a contratação de novos profissionais, a secretaria vai analisar o atual do quadro de servidores do setor e buscar a readequação das funções, tendo em vista que a lei federal 173/20 que, em função da pandemia, proíbe novas contratações até dezembro de 2021.

Já o hospital municipal Germano Lauck recebeu um grande investimento em 2020, ampliou o número de leitos e recebeu novos equipamentos. “Tem mais uma ala prevista para abrir agora em janeiro para suprir as demandas da covid-19. Também foi viabilizado um novo convênio com a Itaipu Binacional que viabilizará a compra de novos e modernos equipamentos, entre eles, um aparelho de hemodinâmica e outro de ressonância magnética”.

Rosa Jeronymo afirmou que a pandemia mostrou que a telemedicina é um importante recurso de atenção em saúde e que esse serviço será ampliado para atender a rede básica do setor. “A longo prazo, dentro dos próximos quatro anos, vamos construir novas UBS em áreas que já foram definidas no orçamento participativo e que não se viabilizaram em função da pandemia”.

Prati-Donaduzzi realiza curso à distância para acadêmicos de universidades brasileiras

A Prati-Donaduzzi recebe anualmente diversos estudantes universitários que vivenciam na prática o dia a dia de uma indústria farmacêutica. Eles fazem parte do Programa de Estágio, que é reconhecido nacionalmente. Neste ano devido à Covid-19 e visando a segurança dos participantes, o estágio precisou ser remodelado e se tornou um curso online que iniciou na quinta-feira (07).

São 60 jovens de diversas cidades brasileiras que embarcaram em uma viagem virtual de aprendizado durante as férias e mesmo à distância, farão uma imersão nos principais setores da empresa. A turma é formada por acadêmicos das áreas de Farmácia, Biotecnologia, Química Industrial e das Engenharias de Materiais, Produção e Química, de universidades de diversos estados brasileiros.

A gestora do Programa de Estágio, Denize Polla, destaca que a iniciativa evidencia os valores da empresa com o desenvolvimento humano e que mesmo de forma remota a essência continua a mesma.

“No curso serão ministrados 18 conteúdos em que os participantes terão uma visão sistêmica dos processos, além disso, serão abordados assuntos comportamentais, com base no autoconhecimento, gestão de carreira e relacionamento interpessoal”, explica.

Futuro
Além do aprendizado e desenvolvimento, os universitários irão conhecer as oportunidades de carreira ofertadas pela indústria, já que todos os anos são oferecidas diversas vagas de emprego para profissionais que desejam crescer junto com a farmacêutica.

“Com o curso os participantes estarão mais preparados para sua escolha em relação à atuação profissional, e ainda tem a possibilidade de retornar à Prati-Donaduzzi para realizar o estágio obrigatório”, evidencia a gestora do Programa.

Como participar?
Acadêmicos interessados em participar das modalidades de estágio oferecidas pela empresa devem ficar atentos aos períodos de inscrição, que são informados no site: www.pratidonaduzzi.com.br

BRF amplia oferta de telemedicina a mais de 170 mil colaboradores e familiares em todo o Brasil

São Paulo, SP, 05 de janeiro de 2021 – A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, ampliou o acesso ao serviço de telemedicina a mais de 170 mil pessoas em todo o Brasil, entre colaboradores e dependentes. O atendimento era oferecido para 32 mil pessoas e, diante da boa receptividade e em linha com protocolos atuais de saúde e segurança, passa a abranger um universo ainda maior de pessoas. A extensão do benefício da telemedicina faz parte do conjunto de medidas protetivas da BRF e acontece por meio da parceria com a Teladoc Health, empresa especializada em telemedicina com presença em mais de 100 países e que já atendia a Companhia.

“O cuidado com segurança e a preservação da saúde do colaborador são valores fundamentais e inegociáveis da BRF. Em tempos de pandemia, ter a facilidade de se consultar com um médico sem sair de casa e receber um diagnóstico prévio na hora certa, sem cobrança ou coparticipação, é um benefício extremamente valioso. Continuamos com uma célula especial para atender dúvidas sobre Covid, porém, o serviço é para qualquer pessoa que precise de atendimento médico”, avalia Carlos Prestes, Diretor de Saúde e Segurança do Trabalho da BRF.

O serviço de telemedicina é oferecido via aplicativo e possibilita a realização de atendimentos médicos online por videochamada de maneira imediata ou agendada, disponíveis em regime 24/7. Durante a consulta, o médico pode prescrever medicamentos, solicitar exames, emitir atestados, acompanhar os casos sintomáticos e encaminhar ao pronto socorro, se necessário. A receita é digital e o usuário poderá fazer o download do PDF no app da Teladoc, bem como consultar todos os históricos de atendimento.

A BRF já destinou cerca de R$ 400 milhões desde o começo da pandemia em diversas iniciativas de saúde e segurança para seus colaboradores, bem como em doações para as comunidades nas quais está presente no Brasil e no exterior e, também, para ajudar em pesquisas científicas. Foram adotadas mais de 30 iniciativas de saúde e segurança de colaboradores e de toda a cadeia operacional, entre procedimentos, equipamentos de proteção, adequação das estações de trabalho, aumento da frota de transporte, reforço de equipes e outras medidas protetivas.

Sobre a BRF
Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 130 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 90 mil colaboradores no mundo, mais de 260 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

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