Mauro Picini Sociedade + Saúde 20/07/2022

Prati Envolver contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de PCDs

Diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), Guilherme Fernandes de Almeida já superou vários desafios no decorrer da vida, um deles foi a dificuldade de encontrar um emprego. A partir deste momento, ele conheceu o Prati Envolver, que possibilitou um universo cheio de oportunidades. Hoje ele é considerado um case de sucesso e por esta razão, contou sua experiência no último encontro realizado na semana passada na ACIT.
“Eu estava desempregado há quase dois anos, porém utilizei este momento para fazer dois cursos profissionalizantes. Quando fiquei sabendo desse programa, eu quis me inscrever. O Prati Envolver foi uma porta de entrada para trabalhar na Prati-Donaduzzi, além de me desafiar estar próximo das pessoas, superei os meus limites”, conta Guilherme, participante do Prati Envolver em 2019.
Atualmente, Guilherme trabalha na Warehouse da empresa, auxiliando na organização do setor e desenvolvendo outras atividades. “Para mim é um privilégio estar entre os 5 mil colaboradores que trabalham na indústria farmacêutica, que é referência na produção de medicamentos no Brasil”.

Captação de novos talentos – Perfil comportamental, cultura organizacional, saúde e segurança foram alguns dos temas abordados na realização do treinamento. O Prati Envolver é uma das maneiras para a captação de currículos, além de descobrir novos talentos em portadores de deficiência (PCDs), através do incentivo à capacitação profissional.
“Nossa missão é despertar o sentimento destas pessoas ser inseridas no mercado de trabalho. Além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo e suas habilidades. O curso vem ao encontro daqueles que buscam realização pessoal e crescimento profissional dentro de uma organização”, explica a supervisora de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon.
Por intermédio do curso, mais de 200 PDCs trabalham na farmacêutica, apesar de ser um número expressivo, Maria Rita destaca a dificuldade da empresa na hora de contratar. “O grande desafio não é somente a inclusão, mas também a falta de mão de obra especializada. Acreditamos que a pessoa portadora de deficiência tem potencial e capacidade para trabalhar independente do lugar.”

SOBRE A PRATI-DONADUZZI – A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Alta da Selic: economista orienta a investir neste momento

Lucio Scheuer

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, está no maior patamar desde 2016. Chegou na casa dos 13,25% ao ano após decisão mais recente do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Essa é a 11ª vez consecutiva que a Selic aumenta e há previsão de uma nova alta em agosto de intensidade igual ou menor. O objetivo dessa ascendência, segundo o BC, é conter as pressões inflacionárias.
Mais do que perceber no dia a dia os impactos da Selic, conhecer a dinâmica dela é uma importante ferramenta para quem pretende investir. É ela que baliza bancos e cooperativas de crédito nas transações que envolvem financiamentos, empréstimos e aplicações financeiras, explica o economista e diretor comercial da Uniprime Pioneira, Lucio Scheuer. “Se a Selic diminui, todas as taxas diminuem. Se ela aumenta, todas as taxas aumentam, pois a taxa Selic orienta todas as demais”, complementa.
Por isso, segundo Lucio, esse é o momento ideal para quem pretende investir e ter um retorno interessante em médio e longo prazo em renda fixa. “Quem aplica em renda fixa em momentos de taxa Selic alta, aproveita boas oportunidades para rentabilizar seus recursos e foge das oscilações da renda variável”, orienta.
O diretor da Uniprime contextualiza que a renda variável tem enfrentado expressivas baixas em função da alta das taxas de juros ao redor do mundo, ocasionada por pressões inflacionárias. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia também tem pressionado a renda variável para baixo. Por fim, ainda teremos um ano eleitoral no Brasil, que também pode interferir muito na renda variável. “Por estes motivos, a renda fixa tem sido um porto seguro para os recursos excedentes da população nestes momentos de taxa Selic alta”, orienta.
A palavra Selic é a abreviação do termo Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É a taxa média dos negócios com títulos públicos registrados no Banco Central e utilizada como referência pela política monetária brasileira.

Sobre a Uniprime – A Uniprime Pioneira é uma cooperativa de crédito com 25 anos de história presente em quatro estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Oferece soluções financeiras de forma simples e vantajosa, por meio de um atendimento personalizado, moldado às necessidades dos cooperados. Com bases fortes no cooperativismo, atingiu em 2021 o melhor resultado da sua trajetória, chegando ao marco de R$ 10,7 milhões e distribuiu aos 10 mil cooperados, R$ 1,8 milhão de juros sobre o capital. Conheça mais sobre a Uniprime nas redes sociais e no portal: www. uniprime.com.br

PUCPR está entre as 35 universidades brasileiras no ranking das melhores do mundo

Para classificar as universidades, o QS World University Rankings analisa critérios como reputação entre empregadores, número de estudantes estrangeiros matriculados e produção científica
35 instituições de ensino superior brasileiras fazem parte da última edição do QS World University Rankings, que elenca as melhores universidades do mundo, e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está entre elas. Para elaborar a lista, são analisados critérios como reputação acadêmica e entre empregadores, produção e citações científicas, proporção entre professor e aluno e número de estudantes estrangeiros matriculados, entre outros. A PUCPR está na posição 1201ª-1400ª do ranking.
“A busca pela excelência em nossa Universidade é constante e o prestígio internacional é reflexo do foco e investimento da instituição na melhoria contínua da experiência acadêmica. Nosso objetivo é ser referência em pesquisa científica, mas principalmente em formação humana, empatia e acolhimento. A PUCPR conta com o comprometimento de nossos professores e colaboradores, que com sua presença significativa fazem da educação seu sentido de vida. Formamos uma geração de “Gente Boa” e tornamos visível a tradição marista de que educar é uma obra de amor”, afirma o reitor da PUCPR, Irmão Rogério Renato Mateucci.
Importante destacar que a edição mais recente de outro importante ranking universitário, o Times Higher Education Latin America University Rankings, classificou a PUCPR como a melhor instituição privada do Paraná e a segunda melhor do estado entre todas as públicas e privadas. Já no âmbito nacional, foi considerada uma das três melhores instituições privadas do país, ocupando o terceiro lugar, além de estar entre as 50 melhores da América Latina.
A lista completa do QS World University Rankings pode ser acessada no link: https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2023.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.