Mauro Picini Sociedade + Saúde 24/11/2021
Registro da placenta reforça o vínculo entre mãe e bebê no HGU da Unimed Costa Oeste
A chegada de um bebê é repleta de emoções e o parto é um dos momentos mais marcantes da jornada. Para eternizá-lo fisicamente, a equipe de enfermagem da maternidade do Hospital Geral Unimed, da Unimed Costa Oeste, em Toledo, presenteia os pais com uma lembrança: o registro ilustrativo da placenta.
A arte é conhecida mundialmente como a Árvore da Vida em alusão ao formato que a placenta fica ao ser pintada com tinta e carimbada em uma folha de papel ou em uma tela. “Esse órgão tem vasos sanguíneos no disco placentário parecidos com galhos ramificados e o cordão umbilical é semelhante ao tronco”, descreve a coordenadora do setor de Maternidade do HGU, Bruna Feitosa. Ela explica que a placenta possui importantes funções quando a criança se encontra em fase uterina, responsável pela nutrição e pelo crescimento do bebê. “Ela começa a se desenvolver nos primeiros dias da gravidez e se desprende minutos após o nascimento do bebê. Mas mais do que essa função vital, a placenta é a maior ligação entre a mãe e o bebê dentro do útero”, complementa.
Com amor e carinho
Em meio aos itens de enfermagem estão suportes com tintas coloridas, canetinhas, glitter, cola e adesivos. Materiais também necessários para que a equipe da maternidade do HGU possa deixar ainda mais linda a Árvore da Vida. “Ao pintar a placenta, carimbar ela no papel, usar elementos para decorá-la e escrever uma mensagem, expressamos nossa alegria e emoção de ter participado da vinda desse bebê”, descreve a enfermeira obstetra Barbara Schiapati, ao decorar a placenta que trouxe o pequeno Heitor. E a natureza é caprichosa em todos os detalhes: o nó do cordão umbilical, no carimbo, ficou no formato de um coração. “Essa arte é repleta de significados e uma delas é o amor envolvido nessa nova vida”, sinaliza.
Além da mensagem, as enfermeiras registram dados como a altura, peso e o dia em que o bebê nasceu.
Humanização e estrutura
O carimbo da placenta faz parte do conjunto de ações do HGU para oportunizar às mães a melhor experiência no nascimento de seus filhos. A infraestrutura moderna e equipada, aliada à equipe multidisciplinar capacitada para agir diante de qualquer intercorrência é referência em toda a região. O Hospital possui um quarto exclusivo para a realização de parto humanizado, com equipamentos que trazem conforto, privacidade e segurança à mamãe e ao bebê. “O conceito de parto humanizado abrange diversas etapas e nós estamos evoluindo dia a dia para aplicá-lo integralmente aos nossos pacientes, com equipe multidisciplinar disponível 24 horas”, ressalta Bruna.
“Tudo é planejado com muito carinho, desde o preparo e limpeza dos quartos, passando pelo acolhimento para os pais até toda a estrutura técnica e profissional. O nascimento é um momento ímpar na vida e queremos que os beneficiários tenham boas lembranças e que estejam 100% satisfeitos com os serviços prestados”, reforça Mateus Girardo da Rocha, gerente de Enfermagem do HGU.
Prati-Donaduzzi será a maior produtora
de comprimidos da América Latina
Investimentos em tecnologia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e ampliações físicas ampliam em 40% a produtividade da farmacêutica
paranaense
A Prati-Donaduzzi dará mais um passo rumo ao crescimento estratégico. A empresa, referência na produção de medicamentos no Brasil e a primeira a lançar um produto nacional à base de Canabidiol, está com obras avançadas de uma nova unidade produtiva de alta tecnologia que será instalada no parque industrial da farmacêutica, localizado em Toledo, Oeste do Paraná (PR). A expansão física, aliada aos investimentos em tecnologia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) fará da farmacêutica a maior produtora de comprimidos da América Latina.
A unidade prevista para operar em 2023, denominada Sólidos IV, será destinada exclusivamente à produção de medicamentos sólidos (comprimidos). A planta contará com quase 11.000 m², espaço equivalente a quase 1,5 campo de futebol. Com mais esta planta, a capacidade produtiva da farmacêutica paranaense será de 17 bilhões de doses ao ano, o que representará um incremento de 40%.
O diretor-presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, ressalta que a empresa tem crescimento estruturado e sustentável, com o objetivo de aumentar o acesso à saúde às pessoas. “Na Prati-Donaduzzi entendemos nosso papel na sociedade é prover saúde e bem-estar, e sabemos que só podemos continuar nessa trajetória de sucesso se continuarmos evoluindo. A expansão nos tornará a maior produtora de comprimidos da América Latina”, destaca.
Na planta nova serão produzidas 144 apresentações, realocadas das unidades produtivas atuais. “A transferência aumentará a disponibilidade de produção em todas as plantas, o que permitirá o aumento da capacidade de produção de doses terapêuticas da empresa, bem como possibilitará que a Prati-Donaduzzi busque alcançar seus objetivos de crescimento, incluindo o lançamento de novos produtos”, destaca Dailson Régis Prati, diretor de manufatura da farmacêutica.
Além de suportar a produção de novos produtos que serão lançados nos próximos anos, a farmacêutica já construiu seu novo Centro de Distribuição, com ampliação de 60% da capacidade de armazenagem de produto acabado e das operações de distribuição. Com uma estrutura robusta, o espaço conta com mais de 14 mil m² e abriga aproximadamente 17.500 posições de palletes. Localizado em um ponto estratégico às margens da PR 182, KM 320 em Toledo – PR, no Biopark, o espaço permite mais agilidade, excelência no controle, qualidade e segurança do processo logístico.
Recentemente a farmacêutica também modernizou suas plantas atuais com equipamentos de última geração de origem alemã e uma nova linha de embalagens de tecnologia italiana automatizada e de alto desempenho. Concomitante aos investimentos em estrutura e equipamentos, a Prati-Donaduzzi valoriza a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) como estratégia de evolução.
Geração de empregos
O crescimento da indústria resulta também na geração de novos postos de trabalho. Recentemente, a indústria anunciou mais de 270 vagas imediatas para diferentes áreas e cargos, como auxiliares de produção de medicamentos; vagas na área de engenharia, sendo a maioria para atuar na construção civil e elétrica; postos de trabalho em PD&I e sistema da qualidade; logística, sendo com principais vagas para auxiliares de carregamento e motoristas de caminhão, dentre outras. Até o segundo semestre de 2022, a Prati-Donaduzzi prevê a contratação de aproximadamente 430 colaboradores.
SOBRE A PRATI-DONADUZZI
A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,7 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica.
Comentários estão fechados.