Mauro Picini Sociedade + Saúde 28/07/2021

Nutracêuticos da Prati-Donaduzzi obtém certificação internacional de qualidade da NSF

Após a farmacêutica obter as melhores avaliações da instituição por anos seguidos, está autorizada a usar a marca NSF

A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, com sede em Toledo, Oeste do Paraná, foi mais uma vez certificada pela NSF International. Agora, a empresa poderá usar a marca NSF, conquista após quatro anos de certificação e dois resultados máximos em inspeções realizadas pela organização considerada líder mundial em segurança alimentar. A certificação atesta o alto rigor empregado na produção de nutracêuticos da empresa.

A certificação NSF, conhecida como “padrão ouro” internacional, ajuda os consumidores a identificar produtos que foram testados e certificados de forma independente para atender aos rígidos requisitos de qualidade, segurança e rotulagem. A NSF é uma organização não governamental reconhecida pela Food and Drug Administration (FDA), a Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

A Prati-Donaduzzi exporta suplementos alimentares desde 2018, conquistando a certificação NSF desde o início. Nos últimos dois anos, 2020 e 2021, a empresa obteve as melhores avaliações da instituição em inspeções na planta de Nutracêuticos, a elevando para a obtenção da certificação.

O diretor do Sistema de Qualidade da Prati-Donaduzzi, Luciano Rosado, explica que o processo realizado pelo órgão é rígido, conceituado e de alta credibilidade. “A inspeção é realizada uma vez ao ano para verificar o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (GMP) do FDA dos EUA, dentro dos mais altos padrões”. A sua validação comprova que os produtos estão alinhados com as mais elevadas referências internacionais de segurança e qualidade.

Avanços
A obtenção da certificação é um diferencial no mercado e demonstra a qualidade dos produtos Prati-Donaduzzi. Iniciamos nossa internacionalização, abrimos caminho e fomos avançando. Agora nos fortalecemos e ganhamos notoriedade. Estamos há dois anos no patamar de grau máximo a ser obtido em uma certificação da NSF e este caminho é valorizado com essa conquista”, comemora o diretor da área de Nutracêuticos da farmacêutica, Nelson Ferreira Claro Júnior.

Portfólio
Atualmente, a Prati-Donaduzzi exporta para o mercado norte americano uma linha com oito produtos produzidos dentro das especificações de seu cliente. Já no mercado nacional, a empresa dispõe de 30 produtos, todos da linha Vigora Plus. Entre eles, o ômega 3, óleo de coco, vitamina D, vitaminas e minerais, vitamina E, cálcio e vitamina D3 e multivitamínicos para mulheres, homens e idosos.

Mesmo com legislações sanitárias diferentes, os produtos da linha Vigora comercializados no Brasil seguem os rigorosos padrões da indústria farmacêutica para serem produzidos. São nutracêuticos com fórmulas balanceadas; cápsulas gelatinosas mole; livre de lactose e glúten e com garantia de segurança e qualidade.

Os nutracêuticos são produtos de ingestão oral, destinados a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos que trazem benefícios à saúde física e mental das pessoas.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI
A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,6 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica.

Homem poderia viver mais se cuidasse da saúde

Dia do Homem, comemorado em 15 de julho
no Brasil, é data para alertar sobre a saúde masculina

Há quase 30 anos o Brasil comemora o Dia do Homem no dia 15 de julho. Desde então, e até hoje, o foco dessa data é na saúde masculina, muitas vezes negligenciada em função de tabus e preconceitos. Enquanto o Dia internacional da Mulher alerta para a garantia de direitos, no caso masculino a ideia é conscientizar para os cuidados com a saúde. Isso porque, enquanto mulheres têm uma cultura de prevenção, é fato que os homens não têm o hábito de exames preventivos.

Na data comemorativa, com ações em diversas áreas, instituições da área de saúde como o Instituto Radion de Curitiba alertam para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce de doenças potencialmente graves. Infelizmente, a maioria dos homens brasileiros não vai ao médico, mesmo quando há sintomas. Se for por prevenção, então, menos ainda. O resultado disto é que, a cada três mortes que ocorrem no Brasil, duas são de homens. E pior, na faixa etária entre os 25 aos 59 anos de idade, período de vida de maior produtividade.

Entre os principais problemas de saúde que atingem o público masculino estão o câncer de próstata, doenças do coração (infarto, AVC), outros cânceres (pele, pulmão), colesterol elevado, diabetes e hipertensão arterial. Um check-up anual poderia apontar e tratar precocemente a maioria desses males. Porém, há uma grande resistência a essa prática.

O exame preventivo ao câncer de próstata é o exemplo clássico de preconceito. No entanto, o diagnóstico pelo toque retal só traz benefícios ao paciente. A medicina avançou ao ponto de permitir a cura de tumores, em seus estágios iniciais, por meio dos avanços em Radioterapia. Por isso mesmo, é fundamental que o exame seja feito periodicamente, de acordo com a idade do paciente, para a detecção do problema o mais precoce possível. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens – atrás, apenas, do câncer de pele não melanoma. Motivo mais do que suficiente para alertar para a importância de prevenção e do diagnóstico precoce. Casos de hipertensão e diabetes seguem a mesma lógica. Diante desses fatos, a mobilização em prol da saúde do homem se faz cada dia mais necessária.
Neste Dia do Homem, vamos incentivar a prevenção e valorizar a saúde dos pais, maridos , irmãos, parentes e amigos.

Sobre o Radion
O Instituto Radion é um centro de referência em Radioterapia. Alia a tecnologia à excelência dos profissionais e ao acolhimento aos pacientes. É o primeiro centro oncológico do país a adquirir o Sistema Dolphin (IBA Dosimetry), que permite o controle da qualidade em tempo real de técnicas complexas como o VMAT, Radiocirurgia e SBRT. Com essa tecnologia, as doses de irradiação podem ser verificadas no momento do tratamento, proporcionando maior segurança, desde a primeira até a última fração.

Bruxismo: entenda como a pandemia pode afetar nossos dentes

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a
disfunção afeta mais de 80 milhões de brasileiros

Situações de estresse e nervosismo são normais no nosso dia a dia, mas este estado de espírito tem se tornado uma constante na vida do brasileiro neste último ano. Entre um período tão longo de isolamento social, a crise econômica no país e tantos outros cansaços mentais causados pela pandemia, é de se esperar que alterações na saúde de nossa população aconteçam, e um aumento que tem sido observado nos consultórios dentários é o aumento nos casos de bruxismo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o distúrbio atinge 40% das pessoas no Brasil, equivalente a quase 84 milhões de brasileiros. “Tenho observado desde o ano passado uma maior procura nos problemas relacionados à condição, assim como muitos outros profissionais”, comenta doutor Willian Ortega, cirurgião dentista.

O bruxismo é o ato involuntário de pressionar ou ranger os dentes e pode acontecer tanto durante o dia quanto o sono. Apesar de poder ser causado por uma desarmonia no formato da arcada dentária, na maioria das vezes ele aparece como um sintoma da ansiedade e do estresse.

Para Ortega, a necessidade de se conscientizar as pessoas sobre o problema é que, por ser uma válvula de escape inconsciente, o diagnóstico geralmente vem de maneira tardia. “O bruxismo tem diversos sinais, que se manifestam de maneiras diferentes em cada pessoa, por isso são difíceis de perceber se você não sabe o que está procurando”, explica.

O mais comum dos indícios são as dores de cabeça e enxaquecas, que muita gente não relaciona com a dentição. Porém, conforme o distúrbio vai progredindo sem tratamento, podem ocorrer desgastes e quebras nos dentes, estalos ao abrir e fechar a boca. O cirurgião ainda relata que em casos mais extremos, o movimento repetitivo afeta os tecidos que dão suporte à mandíbula, como os ligamentos e músculos da região do rosto.

“Um grande indício que vale a pena observar, é a dor de cabeça ou rosto muito intensa logo quando acorda, indicando que você provavelmente está forçando os dentes durante a noite,” aponta Ortega. Ele ainda frisa que mesmo que não seja o caso, já que a dor na região é normal em momentos de tensão, o bruxismo é muito mais fácil de lidar quando identificado cedo.

O tratamento é focado em reduzir a dor e preservar os dentes, já que a condição não tem cura. A placa dentária em acrílico é indicada na maioria dos casos, produzida sob medida para encaixar entre os dentes protegendo-os do impacto.

Uma alternativa surpreendente é a aplicação do botox, que no caso do bruxismo é utilizado com fins terapêuticos. A substância promove relaxamento muscular e automaticamente diminui a tensão da região. “Em determinados casos a paralização do músculo pode ser benéfica trazendo uma sensação de alívio ao paciente e diminuindo até o uso de medicamentos para dor ou inflamação. O foco é que o paciente não perca a mobilidade mandibular,” esclarece doutor Willian.

Apesar do transtorno não ser perigoso, o desconforto constante prejudica muito a qualidade de vida de quem passa por ele. Por isso para o cirurgião é essencial sempre consultar um especialista, tanto para a parte física quanto mental, já que eles andam juntos quando se trata de bruxismo. “Buscar formas de relaxar e diminuir a ansiedade, como uma leitura leve, filmes, jogos de diversão, meditação ou qualquer outra atividade que cause prazer e relaxamento também é importante para o tratamento”, finaliza Ortega.

Willian Ortega – CRO PR 23.627. Graduado pela UNIPAR (Universidade Paranaense), especialista em Ortodontia e Pós- Graduado em Harmonização Orofacial. Diretor professor da Facial Academy. Especialista em Implantodontia pela Uningá. Consultório Cascavel/PR (45) 9.9809-3334 – Consultório/SP (11) 4329-7854 e Consultório Campinas (19) 3308-3330 Site: www.facialacademy.com.br Instagram: @drwillianortega

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.