Mauro Picini Turismo 09/12/2021
Festival das Cataratas se consolida como
a maior feira de turismo do Brasil
Aproximadamente 5 mil pessoas circularam pela 16ª edição do Festival das Cataratas. O evento encerrou nesta sexta-feira (4), em Foz do Iguaçu (PR), com uma ampla programação de atividades e a tradicional Feira de Turismo e Negócios, que reuniu expositores nacionais e internacional de diversos segmentos do setor.
O público ainda não é o mesmo do período pré-pandemia (quando o evento contou com mais de 8 mil participantes), mas já representa uma clara demonstração do momento de retomada do turismo, sobretudo em Foz do Iguaçu, que apresenta avançada taxa de vacinação contra a covid-19 (100% da população já está completamente imunizada).
Com 7 mil metros quadrados, a área de exposição foi 40% maior na comparação com 2020. Nos 250 estandes, 1300 marcas foram apresentadas ao amplo público do evento, formado por agentes de viagens, operadores de turismo, destinos e atrativos, meios de hospedagens, companhias aéreas, instituições privadas e governamentais, profissionais da hotelaria, entre outros.
Por meio de uma parceria com o Sebrae, o Festival promoveu rodadas de negócios com o claro objetivo de fazer com que os empreendedores retornassem de Foz do Iguaçu com bons negócios na bagagem. “Foi uma edição especial para todos nós. Um momento de celebrar esse novo momento do turismo, seguindo todos os protocolos sanitários, mas com muito otimismo de que as coisas estão se encaminhando da melhor maneira possível”, destacou a diretora do Festival das Cataratas, Mayara Angeli.
A programação contou ainda com o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – considerado o maior evento técnico-científico de turismo da América Latina – o Salão MICE Cataratas, a Arena Gastronômica, palestras, mentorias e capacitações. Uma das novidades foi realização do Conexão Cataratas Podcast, que contou com diversas entrevistas ao longo de toda a programação do evento. O conteúdo foi transmitido ao vivo para o público que não esteve presencialmente no Festival, e as gravações estão disponíveis no Youtube.
O que também chamou a atenção do público o potencial do mercado halal, que até 2024 deve movimentar US$ 3 trilhões por ano. Na palestra do CEO da Cdial Halal, Ali Saifi, foi explicado como os estabelecimentos devem se preparar para receber esse tipo de turista.
O assunto ganha ainda mais força em Foz do Iguaçu, que em breve deve se tornar a primeira cidade turística da América Latina com atrativos halal. Após os primeiros passos serem dados na Expo Dubai 2020, durante o Festival ocorreu a primeira reunião de um grupo de trabalho focado em tratar a cidade como destino halal. Participam do grupo diversas entidades da sociedade civil.
A próxima edição do Festival das Cataratas deve ser realizada em junho, data em que ocorria tradicionalmente no período pré-pandemia.
O 16º Festival das Cataratas foi organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Sebrae, CNC e Fecomércio PR, parceria estratégica da Brazoa, Visit Iguassu, COMTUR, ABEOC Brasil.
Jurema Águas Quentes promove segunda Fam
trip com agências de viagens do Sul do Brasil
A ação visa aproximar, treinar e capacitar agentes e promotores de viagens
Com a visão de expansão e trazendo novidades para o grupo, Jurema Águas Quentes, um dos maiores complexos de resorts de águas termais do Sul do Brasil, localizado em Iretama, no Paraná, realizou a segunda fam trip do ano, com a participação de 40 agentes e promotores de viagens do sul do Brasil.
Nos três dias de fam trip, que teve como objetivo aproximar, treinar e capacitar o público convidado, os profissionais conferiram in loco os protocolos de segurança aplicados pelo complexo, a reestruturação organizacional realizada no último ano e puderam vivenciar os serviços, atrações e experiências oferecidas aos turistas. “Proporcionar essa experiência permite que os agentes e promotores de viagem se conectem com os diferenciais oferecidos pelo complexo, principalmente entendendo os benefícios das nossas águas termais. Com mais conhecimento e vivência sobre o que Jurema Águas Quentes oferece, é possível apresentar ao cliente final o produto com maior riqueza de detalhes”, explica Marcos Vileski, diretor de Marketing e Vendas do Grupo Jurema Águas Quentes.
Em maio, a primeira fam trip foi realizada com 40 agentes e promotores de viagens da região Sul e Sudeste do Brasil, com foco em grupos rodoviários da Melhor Idade e reservas de meio de semana. Segundo Vileski, ambas as Fam trips foram um grande sucesso e atenderam às expectativas. “Jurema Águas Quentes é um produto bastante consolidado, em especial, no Paraná. Com essa ação, pudemos expandir nossos negócios para outras praças que entendemos ser importantes para o Grupo”, relata.
Ainda de acordo com Vileski, as duas ações tiveram conversões de vendas para grandes grupos já durante o evento, tanto para o ano corrente quanto para 2022, o que reforça ainda mais o destino Jurema Águas Quentes como referência em conforto e lazer para toda a família. “Sabemos que há uma demanda reprimida por viagens e, com o avanço da vacinação, destinos como Jurema, onde é possível vivenciar boas e várias experiências dentro de um mesmo complexo, tornaram-se ainda mais evidente. Afinal, estamos em uma área de mais de 3 milhões de metros quadrados com muita natureza, oferecendo atrações atividades para todas as idades e todos os gostos. Estamos com bons resultados neste segundo semestre e confiantes e otimistas em relação às previsões para 2022”, finaliza.
Mais informações: Jurema Águas Quentes
O complexo hoteleiro Jurema Águas Quentes reúne dois resorts – Lagos de Jurema Termas Resort e Jardins de Jurema Convention & Termas Resort, e está localizado em Iretama, no Paraná. Um oásis da natureza construído em meio a 3,4 milhões de metros quadrados, os resorts somam 336 apartamentos e oferecem infraestrutura e atrações que buscam promover de forma integrada a diversão em família, além de terem espaços direcionados ao lazer, esportes, entretenimento e relaxamento.
Comentários estão fechados.