Com a chegada do inverno, flores precisam de cuidados especiais

No inverno os jardins tendem a não ficarem tão coloridos. Com as baixas temperaturas, a maioria das plantas entram um estado semelhante à hibernação, ou seja, reduzem a velocidade de crescimento para que possam acumular energia e voltar saudáveis na primavera. Contudo, as baixas temperaturas exigem alguns cuidados especiais.

É importante adubar o solo, pelo menos, duas vezes ao ano, para garantir a vitalidade das plantas, independente do clima. Essa ação, segundo a bióloga Laura Caligaro, deve ser feita antes do inverno, pois, dessa foram a terra estará preparada com todos nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável das flores.

Laura cita que algumas espécies de plantas e flores são mais fortes e ficam até mais bonitas no inverno, como o ipê roxo, azaléia, primaveras, camélia, gardênia e pata de vaca. A profissional destaca que além de adubar é preciso podar e proteger cada uma delas conforme as necessidades de cada uma.

“O frio tende a machucar as plantas, pois as baixas temperaturas afetam o fluido, congelando-o e isso, consequentemente, as células dos vegetais. Além disso, tem o vento que também interfere na temperatura sentida pela planta. Vale lembrar que espécies mediterrâneas toleram temperaturas entre 10 e 12ºC, enquanto que as plantas tropicais é de 20 e 22ºC, por isso, é interessante saber escolher as plantas para compor o jardim”, acrescenta.

CUIDADOS COM A GEADA – Em situações de geadas é preciso evitar o contato direto das plantas com o gelo, mas se isso não for possível, a recomendação é investir na adubação para promover o fortalecimento. A bióloga explica que a fina película de gelo pode cobrir toda a planta e isso faz com que a radiação solar tenha seus efeitos amplificados ao ponto de queimarem a superfície.

“Trazer as plantas para dentro de casa, fazer uma estufa, cobrir o solo com folhas, fornecer uma fonte de calor (com lâmpadas ou deixar em uma posição favorável em relação ao sol) são algumas dicas para manter as plantas saudáveis nesta estação”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.