Com apoio do município, agroindústrias de Toledo recebem selo do Susaf/PR

Duas agroindústrias de Toledo – Queijaria Átani e Embutidos e Defumados Luna/Sabor do Oeste – receberam, nesta segunda-feira (16), o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). A entrega, prestigiada por várias autoridades, ocorreu no Centro de Eventos Ismael Sperafico, durante o Seminário Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável

A partir de agora, o município passa a contar com três empresas (a primeira foi a Queijaria Flor da Terra) que possuem certificação que as habilita a comercializar seus produtos em todo o território estadual. Antes de obterem o documento, emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), foi necessário que cumprissem uma série de requisitos e protocolos de inspeção sanitária e fiscalização avaliados pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA).

Para que um órgão do governo estadual validasse a certificação de outro similar, mas no âmbito municipal, foi necessário que Toledo se adequasse à legislação, aperfeiçoando os serviços de inspeção de produtos de origem animal. O fruto deste trabalho culminou na adesão ao Susaf/PR e também ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), ocorrida em agosto de 2021.

Tanto esforço se justifica, pois, com perspectivas maiores, os estabelecimentos certificados com este selo poderão vender mais, aumentar a produção e contratar mão de obra, gerando emprego e renda para o município. Além disso, há um incentivo ao empreendedorismo, pois novas empresas podem vir a ser abertas diante de um cenário mais favorável para a expansão dos negócios.

Foto: Prefeitura de Toledo

Olhar para o futuro

Neste contexto, o próximo passo é ir em busca da adesão de Toledo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o que permitirá a comercialização em todo território nacional. “Contratamos veterinários, que hoje atuam junto às agroindústrias, qualificando nosso SIM/POA. Isso demonstra a preocupação do governo municipal com o fortalecimento do setor”, comenta o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Diego Bonaldo.

Além do titular da AgroDesenvolvimento, a frente de honra da solenidade de entrega do selo Susaf-PR às empresas agroindústrias contou com a presença de várias autoridades. Entre elas, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Dudu Barbosa; o chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Paulo Salesse; a supervisora em exercício da unidade regional da Adapar, Raquel Maya; e a supervisora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark, Carolina Trombini.

O prefeito Beto Lunitti destacou a importância do momento para a agroindústria toledana. “Aproveito a oportunidade para prestar meu reconhecimento ao Governo do Estado por permitir que o município atue em parceria com os órgãos de controle sanitário, por meio da qual é possível colaborar para o crescimento de empreendimentos familiares e cooperativas sem abrir mão do zelo pela saúde do consumidor”, destaca.

Em sua fala, o titular da Seab apresentou duas metas ousadas. “Até o fim deste mandato, queremos que o Susaf esteja presente em 200 dos 399 municípios paranaenses e, junto com uma política agressiva de assistência e fomento às agroindústrias familiares, temos o sonho de transformar o Paraná na Emília Romanha [região da Itália que é referência mundial  na aplicação de tecnologia e inovação na produção rural de pequenas e médias propriedades] brasileira”, pontua Ortigara.

Neste sentido, o vice-governador falou do compromisso do Governo do Estado para agregar ainda mais valor à produção agropecuária paranaense. “O governador Ratinho Junior e eu encaramos esta questão como uma das mais importantes da nossa gestão, pois sabemos do potencial das nossas agroindústrias e de quantas pessoas trabalham e precisam do bom funcionamento destas empresas para sua sobrevivência”, comenta.

Os selos Susaf/PR foram entregues à responsável técnica da Embutidos e Defumados Luna/Sabor do Oeste, Sheila Dresch; e à família Backes, encabeçada pelo casal Everaldo e Cirlei, proprietários da Queijaria Átani. Em retribuição, uma cesta de produtos da Átani foi entregue às autoridades que compuseram a frente de honra do ato.

As empresas – Instalada dentro do Biopark, a Embutidos e Defumados Luna/Sabor do Oeste conta atualmente com cinco colaboradores e tem capacidade de produção diária de 1.000 quilos de embutidos, que agora poderão ser comercializados nos 399 municípios paranaenses. Por sua vez, a planta da Queijaria Átani, localizada no distrito de Vila Nova, está em atividade desde 2020 e, com o apoio de um colaborador, produz 1.000 quilos de queijos finos por dia. 

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.