Com Ernesto fora, embaixador da China já elogia novo chanceler brasileiro
“Queria deixar os meus sinceros parabéns ao senhor Carlos França, o chanceler brasileiro, por ter feito tanto trabalho em menos de uma semana, e lhe desejo muito sucesso no futuro”, disse o embaixador chinês nesta terça-feira (13) nas suas redes sociais.
França tomou posse no dia 6, adotando um tom muito mais moderado do que o de Ernesto Araújo, um dos principais integrantes da chamada ala ideológica do bolsonarismo. No dia anterior, em encontro promovido pelo Lide, com a participação do ex-presidente Michel Temer, o embaixador chinês já tinha feito referências positivas ao novo chanceler brasileiro e sinalizado o interesse de seu país em intensificar a cooperação e parceria com o Brasil.
No caso do relacionamento com a China, as críticas feitas por Araújo e por outras pessoas próximas do presidente Jair Bolsonaro, como o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), tornaram a situação tensa, já que o Brasil depende de insumos chineses para poder fabricar a vacina Coronavac, por exemplo. Além disso, a parceria comercial com a China é central para o governo brasileiro, especialmente no agronegócio.
Comentários estão fechados.