Com estoque normalizado, Banco de Sangue continua com as coletas todos os dias

A queda no estoque de bolsa de sangue no Paraná nos últimos dias alertou as autoridades em Saúde que solicitaram a comunidade para reforçar as doações de todos os tipos sanguíneos, principalmente do tipos A e O positivos e O, B e A negativos.

O pedido feito pelo secretário de Estado da Saúde Beto Preto reforça que desde o início da pandemia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) adota as medidas de segurança na prevenção da Covid-19 para receber os doadores em toda rede do Estado.

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Ele atua em rede, por meio de Unidade localizadas no interior do estado.

Na Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT – Banco de Sangue) a situação está dentro da normalidade com doações sendo feitas todos os dias. “Nosso estoque está normalizado. Estamos coletando de segunda-feira a sexta-feira com uma média de 45 dias bolsas por dia, sendo 24 pela manhã e 21 no período da tarde”, explica a coordenadora da Unidade Lídia Gonçalves.

Ela enfatiza que o Banco de Sangue de Toledo é uma das 22 hemoredes no Paraná e também disponibiliza sangue para outras unidades, da mesma forma que outras regiões do estado dão suporte quando os estoques de Toledo estão baixos.

Em relação a queda no número de doações em todo o Paraná, Lídia acredita que seja devido ao frio nas últimas semanas. “Com as temperaturas mais baixas as pessoas ficam mais desanimadas para fazer a doação, ainda mais que essa é uma ação voluntária. Porém, é importante que essa doação seja constante. Doa sangue é um ato que pode salvar vidas”, enfatiza.

DOAÇÃO – O atendimento no Banco de Sangue para fazer o cadastro de doadores acontece de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 10h30 e das 13 horas as 15 horas. A coleta acontece no mesmo horário, com exceção da segunda-feira cedo.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; estar com peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Adolescentes desacompanhados com idades dentre 16 e 17 podem apresentar uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando.

As pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já o fizeram uma vez na vida. Os homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano e as mulheres a cada 90 dia, sendo até três vezes em um ano.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.