Comércio tem boas expectativas para as vendas do fim de ano

A expectativa para as festividades do fim de ano aquecem o comércio local. A cidade já começa a ganhar as cores e decorações natalinas, tudo para que a clientela possa ir entrando no clima. Com a flexibilização dos decretos e a imunização da população, a movimentação no comércio tende a ser maior.

Para fomentar a economia local, a ideia é que os presentes e lembranças de natal e fim de ano sejam compradas em Toledo. “É importante que os estabelecimentos da cidade sejam valorizados e isso abrange todos os setores, como a floricultura, o restaurante, a loja de material de construção para aquele que decidiu fazer uma reforma”, pontua a economista, Kelen Camargo. “O ideal é manter os recursos aqui, fazer as compras no comércio do município para que dessa forma a economia local seja beneficiada”.

A profissional comenta que os impactos da inflação e a redução de renda de muitas famílias refletem no poder de compra. Ela cita que o Índice de Confiança do Comércio (Icom) apresentou alta no mês de outubro em relação a setembro e isso ocorreu devido as expectativas geradas.

“O avança da vacinação contra a Covid-19 e consequentemente menos casos positivos e redução no índice de internação nas UTIs são fatores que permitiram a flexibilização dos decretos e o retorno das atividades com público. Por exemplo, o casamento remarcada para este ano vai fazer todo um ciclo girar. Os presentes como eletrodomésticos são comprados, roupas e sapatos novos, bife e espaço para a festa são contratados, prestação de serviço como decoração, salão de beleza, entre outros. Isso tudo começa a fomentar a economia. Contudo, o momento precisa de cautela, ser apreciado, mas de maneira segura e coerente”, avalia.

FESTIVIDADES – Para a diretora de Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Franciele Rezzadori de Souza, o setor deve aproveitar as datas comemorativas na tentativa de ‘recuperar o tempo perdido’. Ela lembra que o natal é considerada uma datas mais representativas para o comércio e neste ano poderá ser inda mais impactante.

“Com o cenário atual tudo indica que no fim de ano devem ocorrer mais visitas, mais pessoas serão presenteadas. É grande a expectativa de vendas para o natal. A Acit e a prefeitura de Toledo atuam juntas para que a cidade tenha um natal lindo”, declara.

Franciele pontua que cabe ao comerciante apostar em ideias que venham a atrair o consumidor. Ela conta que neste período de pandemia, diversos clientes passaram a apresentar mudanças no perfil de compras. “As pessoas estão ficando mais em casa, valorizando mais a família. Se tem um chá de bebê acontece toda uma mobilização para isso, as pessoas compram roupa para ir no chá, compram o presente do bebê, compram lembranças. A economia gira de uma forma diferente sem pandemia”, afirma.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.