Comitiva dos lindeiros busca parcerias junto ao Governo do Estado
Uma agenda em vários órgãos públicos em Curitiba foi cumprida por uma comitiva do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O objetivo foi apresentar o Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e, buscar parcerias voltadas à execução de projetos na região lindeira ao lago de Itaipu.
A comitiva foi representada pelo presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, vice-prefeito do município, Gileade Osti, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), José Ângelo Nicácio e a diretora técnica do Conselho, Sandra Finkler.
AGENDA – Na segunda-feira (6), no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a comitiva foi recebida pelo diretor de Operações, Julio Cezar Agostini, e pelo superintendente Vitor Roberto Tioqueta.
Na Invest Paraná foi mantida agenda com o diretor-presidente, José Eduardo Bekin, com explanação a respeito das ações programadas e busca por apoio.
O programa também foi entregue ao secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes do Estado do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge.
Na terça-feira (7) o projeto foi apresentado na Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), com a presença do superintendente Executivo – Álvaro José Cabrini Junior. Posteriormente, outra agenda foi cumprida junto ao Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), com apresentação ao diretor-presidente, Alexandre Amorim.
As agendas na Secretaria de Planejamento e na Sedu foram acompanhadas pelo assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Paulo Afonso Schmidt.
PARCERIAS E RECURSOS – O objetivo, segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, Heraldo Trento, é buscar aliança e recursos para o desenvolvimento de projetos dentro do Programa de Governança Regional com vistas às obras estruturantes na região. “É necessário fazer acontecer as ações e projetos estruturantes para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos dos municípios lindeiros. A região tem pressa”, ressaltou Trento.
Na região Oeste já foram firmadas várias parcerias que visam a execução de ações com o envolvimento de diferentes setores.
EIXOS ESTRUTURANTES – O programa contempla 11 eixos de atuação: governança, gestão pública, sustentabilidade, negócios e renda, saúde, papel da universidade, inovação, agricultura familiar, segurança e competitividade para a cadeia produtiva, infraestrutura e segurança pública.
Conforme o comitê gestor, formado pela Unioeste, Conselho dos Lindeiros, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Itaipu Binacional, o programa tem uma perspectiva inicial de dez anos e visa realizar projetos integrados que desenvolvam as potencialidades e atendam às necessidades dos municípios da região.
SANTA HELENA
Comentários estão fechados.