Como incluir contribuições no CNIS?

Você quer saber como incluir contribuições no CNIS? Estar com as suas informações previdenciárias atualizadas é requisito obrigatório para pedir a aposentadoria.

No entanto, algumas pessoas se deparam com um problema na hora de solicitar a sua: a falta de contribuições suficientes no seu extrato previdenciário CNIS. 

Então, é preciso corrigir essa inconsistência, ou não será necessário pedir a aposentadoria. Mesmo que o contribuinte tenha trabalhado pelo tempo necessário. 

Pensando nisso, no artigo de hoje elaboramos um guia para você aprender como incluir contribuições no CNIS. 

Acompanhe. 

Então, como incluir contribuições no CNIS? 

A maior parte dos contribuintes fica muito surpresa quando descobre que seu CNIS está com contribuições faltantes. Afinal, o contribuinte sabe que tem o tempo de serviço necessário. Então, como isso é possível?

Em primeiro lugar, é preciso entender que o que vale para o INSS são as informações que constam no CNIS. O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais do Governo Federal.  

Mas, a responsabilidade por atualizar esse cadastro é dos empregadores. Portanto, se falta tempo de contribuição no seu CNIS duas coisas são possíveis:

  • Houve um erro do próprio INSS ao fazer a soma do seu tempo de contribuição, algo pouco comum, mas acontece;
  • O empregador cometeu erros ao repassar suas informações para o INSS.

Nesse último caso, é muito provável que o empregador tenha recolhido a contribuição previdenciária. No entanto, não fez o repasse ao INSS.

Em qualquer um dos casos a responsabilidade não é do Trabalhador. Portanto, ele não pode ser prejudicado dessa forma. Contudo, vai ser necessário comprovar o tempo de serviço faltante e retificar suas informações no CNIS. 

Como incluir contribuições no CNIS para comprovar o tempo de serviço?  

Para com isso as contribuições no Cadastro Nacional de Informações Sociais, você precisa apresentar alguns documentos. Mas, quais documentos específicos serão necessários depende de cada caso.

Então, confira na lista a seguir alguns documentos que servem como comprovação do tempo de serviço:

  • Carteira de trabalho;
  • Cópia de contrato de trabalho;
  • Comprovante de pró-labore;
  • Seus contracheques do período trabalhado;
  • Comprovantes de que recebeu o FGTS;
  • O livro de registro de empregados!
  • Termo de rescisão;
  • Carnê de contribuições que tenham comprovante de pagamento;
  • Fotografias suas no ambiente de trabalho ou trabalhando, que sejam do período trabalhado;
  • Guia da previdência para o contribuinte individual;
  • Recibos e quaisquer outros documentos que possuam data dentro do período que você trabalhou e assinatura do empregador.

Como podemos ver, as opções são muitas. Logo, nem sempre todos esses documentos são requisitados. Mas, apenas alguns.

Contudo, algumas situações requerem que o trabalhador entre com uma ação trabalhista para comprovar seu tempo de serviço. Por exemplo, quando trabalhava sem carteira assinada.

Disque 135 para atualizar seu CNIS

O número 135 é o telefone de contato da Central de Atendimento do INSS. Portanto, uma vez que você tenha os documentos necessários, o primeiro passo é Discar 135.

Através desse número, o contribuinte pode solicitar a retificação das suas informações trabalhistas. Então, o INSS vai abrir uma nova tarefa dentro do portal Meu INSS. Um detalhe importante sobre como incluir contribuições no CNIS.  

Em seguida, você deve fazer login com a sua conta gov.br, acessar a nova tarefa e enviar os documentos escaneados para o governo. Só então as suas informações vão ser corrigidas e atualizadas no CNIS.  

Dicas finais 

De acordo com o Portal Jurídico, blog de informações jurídicas, o processo para incluir contribuições no CNIS é um pouco burocrático, mas funciona. E o melhor de tudo é que agora já é possível fazer essa atualização de forma online.

Mas, fique atento. Pois, se por qualquer motivo não for possível atualizar as suas informações desse modo, você vai precisar comparecer a uma agência do INSS.

Não se esqueça também, que além dos documentos trabalhistas, você precisa ter em mãos seus documentos pessoais. Agora você já sabe como incluir contribuições no CNIS. Dúvidas? Deixe seu comentário!

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.