Compra de presente impulsiona o comércio neste Natal

A semana começou com um diferencial no comércio de Toledo. Costumeiramente, os dias que antecedem o Natal contam com horário estendido nas lojas do centro, uma facilidade para os consumidores realizarem as compras de final de ano e uma oportunidade para os lojistas completar as metas de vendas.

A diretora de Comércio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Francielle Rezzadori, conta que a segunda-feira (13) e terça-feira (14) foram com movimento acima do esperado no centro da cidade. Nas ruas alguns consumidores com sacolas já garantindo os itens da listinha de Natal. Outros ainda tímidos, aproveitam para pesquisar antes de finalizar a compra.

Com o período de horário estendido, as lojas poderão ficar abertas, em algumas datas, até às 22 horas possibilitando até um clima mais fresco para fazer as compras com mais tranquilidade.

“Estamos com grande expectativa para este Natal, porque tivemos um ano muito difícil. Os lojistas sofreram muito com a pandemia. No entanto, agora temos um cenário diferente; os dados da Covid-19 estão bem baixos e acreditamos que será o Natal do reencontro com muitos presentes, viagens e isso movimenta o comércio. Esperamos e desejamos que seja um dos melhores Natal dos últimos tempos”, comenta a diretora de Comércio da Acit.

Francielle salienta que, apesar da crise econômica e do aumento nos preços de muitos itens de consumo, a Acit e o comércio de Toledo estão confiantes com as próximas datas comemorativas e apostam no reencontro das famílias. “O apoio da Acit, as atrações artísticas e a Campanha de Natal com vários prêmios favorecem esse cenário. E a cidade que já está no clima de festividade com uma decoração linda, tem tudo para ser o melhor Natal”.

PERFIL DE CONSUMO – O economista Jandir Ferrera de Lima, explica que os consumidores estão voltando a movimentar o comércio de Toledo, por conta da vacinação e dos melhores resultados no tratamento da Covid-19. No entanto, o perfil de consumo está diferenciado neste ano. Segundo ele, as pessoas buscam mais serviços e mais viagens. “A população busca por lazer e por entretenimento, porém isso não significa que o comércio não será aquecido”.

Lima acredita que o poder de compra será por produto com menor valor agregado; “haja visto que com a alta da inflação do alimento, o poder de compra do consumidor diminuiu em 2021″, afirma o economista.

Ele enfatiza que o orçamento da família foi impactado com a inflação sobre os alimentos. “Além disso, nós tivemos mais de 40% de alta no preço do combustível ao longo deste ano. Isso fez com que a inflação corroesse o poder de compra dos trabalhadores e das famílias. Por conta desta perda do poder aquisitivo, o giro em relação a compra de presente será diferenciado. As pessoas vão buscar produtos com maior valor agregado e parte da classe média tem optado por entretenimento e lazer, ou seja, fazer viagens”, menciona Lima ao complementar que a população ficou ‘fechada’ em sua lares bastante tempo, em decorrência dos decretos Municipais e a classe média prefere e busca por serviços, ao invés de bens comerciais.

ENDIVIDAMENTO – De acordo com o economista, o endividamento das famílias aumentou bastante por conta do impacto da inflação e houve a necessidade renegociar dívidas. “Isso também deve ter reflexo no comércio em 2021. A inflação e o endividamento das famílias afetaram bastante o orçamento de cada consumidor e vão se refletir naquilo que será comprado neste final de ano”.

Ferrera orienta que para não comprometer o orçamento familiar, a primeira ação é quitar as dívidas, principalmente, quem está recebendo o 13º salário. Ele lembra que janeiro é o mês para quitar IPVA e IPTU. Na sequência, em fevereiro, o momento é para comprar o material escolar. “Esses elementos devem afetar o perfil de consumo das famílias neste final de ano”.

O economista ainda recomenda que o consumidor pesquise e procure por produtos de melhor valor agregado, evite longos parcelamentos, porque isso afeta o planejamento da família e se possível tentar economizar 10% daquilo que as famílias ganham. “Esses valores serão úteis no começo do próximo ano, pois algumas famílias esquecem de contabilizar os impostos do próximo ano nesta compra natalina”.

Em relação ao ano de 2020, o cenário é melhor para as famílias, pois elas podem se movimentar mais e isso ajuda o comércio e a retomada do setor de serviços. Na última pesquisa sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), os dois setores que apresentaram melhor desempenho foram o consumo das famílias com 0,8% de aumento e serviços que cresceu 6% sendo o reflexo da retomada. “No entanto, a pandemia não passou e todo o cuidado é pouco. Em 2021, deve apresentar maior mobilidade de pessoas em relação ao ano anterior”, finaliza o economista.

Horário estendido do comércio de Toledo

15 a 17/12 – 08h30 às 22 horas

18/12 – 08h30 às 18 horas

19/12 – 10 horas às 19 horas

20 a 23/12 – 08h30 às 22 horas

24 e 31/12 – 08h30 às 16h30

Crescimento pós-pandemia

Crédito: Franciele Mota

O Natal do ano passado foi mais modesto, de acordo com a empresária Rosa Ali Mariot. Dona de uma unidade de franquia de vestuário, ela comenta que em dezembro de 2020 as vendas estavam mais tímidas, reflexo do próprio comportamento da população sem realizar festas, confraternizações e sem presentear. O tradicional Amigo Secreto, brincadeira que envolve presentear um colega por meio de um sorteio, estava mais sutil e contava apenas com uma lembrancinha. Neste ano a situação mudou. “Desde novembro o aumento da venda tem melhorado muito, cerca de 20%, isso é muito bom e comparado ao que foi o Natal de 2020, estamos calculando um crescimento de 50% nas vendas”.

A empresária conta que os 15 dias fechados em 2020 por conta das restrições da pandemia da Covid-19 foram impactantes no movimento da loja. Porém, diante da dificuldade ela viu novas oportunidades e um posicionamento diferente do cliente que passou a buscar pelo atendimento virtual. “O condicional e o delivery são ‘heranças da pandemia’. Nós ainda conseguimos também fidelizar os clientes. Desta maneira conseguimos atravessar esse momento difícil e agora contamos com um bom Natal”, conclui.

Um salto nas vendas

Crédito: Franciele Mota

Os saltos altos são a sensação deste Natal da loja de calçados da Jamilly Oliveira. A empresária destaca que a procura por esses modelos de sapatos e sandálias mostram que os eventos estão, gradativamente, retornando, uma boa notícia também para quem trabalha com itens de festa como vestidos, ternos e calçados social.

“No ano passado as pessoas procuravam mais calçados casuais e eu priorizei investir em rasteirinhas e tênis. Naquela época eu não fiz compra de calçados de festa, porque a procura era mínima. Contudo, neste ano o cenário é diferente e melhorou muito a procura pelos calçados de festa, as clientes querem um salto bonito para a festa de Natal ou Ano Novo. Isso é muito bom porque mostra que a economia está voltando a normalidade”, pontua a empresária.

Para este Natal, além do estoque reforçado de calçados, a empresária preparou sua equipe para um atendimento diferenciado. “A equipe está preparada para melhor atender o cliente, porque o cliente está on-line fazendo contato via Facebook, Instagram ou WhatsApp e estamos reforçando as entregas a domicílio”.

Mesmo assim, a empresária reforça que a comunidade precisa realizar suas compras no comércio local. “A população precisa se conscientizar que a economia precisa girar na cidade. Quando o cliente compra em uma loja da cidade, o dinheiro fica na cidade e ajuda a melhorar a nossa economia. Além disso, o cliente tem as facilidades de poder escolher o produto, experimentar uma peça e ainda realizar a troca se for necessário. Uma compra pela internet não tem essas facilidades. É importante valorizar o comércio local”.

Atendimento diferenciado

Crédito: Franciele Mota

A expectativa do empresário Alan Leonardi é que as vendas deste ano superem o movimento tímido do Natal de 2020. Proprietário de uma loja de eletrônicos, acessórios e assistência técnica, ele conta que apesar da pandemia, o seu setor registrou um movimento satisfatório no período com a procura de itens para as vídeos chamadas como WebCan e ring light.

Além disso, os serviços de assistência técnica também não pararam com os chamados para instalar e consertar equipamentos de videochamadas e computadores. Os celulares também não ficaram para trás e tiveram seu espaço no ranking de vendas, onde os modelos novos substituíram os obsoletos.

Mas o Natal de 2021 chega com a esperança de um movimento ainda melhor, apesar das dificuldades que este setor enfrenta. “No começo da pandemia perdemos mais de 40 dias de trabalho, mas o setor voltou a aquecer e agora enfrentamos um problema com o dólar e a importação que interferem nos preços dos equipamentos. Mas estamos animados que teremos boas vendas. Temos um diferencial que ajuda muito que é o atendimento mais próximo do cliente e isso ajuda muito”.

Mudança de estilo de vida

Crédito: Franciele Mota

Uma coisa ficou comprovado na pandemia: o brasileiro passou a se exercitar mais e os itens esportivos como roupas de academia, de ciclismo, tênis e equipamentos de exercício funcional como a corda estavam em alta nas lojas esportivas. O funcionário de um estabelecimento no centro de Toledo, Daniel Venzel, cita que essa mudança no estilo de vida se mantém neste ano e a procura por esses itens continua forte as véspera do Natal.

“No ano passado, nós tivemos grande aumento em relação ao mesmo período de 2019. Para o Natal de 2021, esperamos continuar com esse crescimento. Antes as pessoas compraram para si, mas agora estão buscando itens de presente. Até o Natal acredito que o movimento na loja e no comércio em geral será muito bom”.

Da Redação

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