Comunidade celebra inauguração do novo prédio da Alberto Santos Dumont
Autoridades, lideranças e a comunidade do Jardim Porto Alegre se emocionaram na noite da quinta-feira (09) durante a entrega das novas instalações da Escola Municipal Alberto Santos Dumont. A unidade escolar, após décadas dividindo espaço com a estrutura do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, ganhou seu prédio próprio. O investimento total foi de mais de R$ 5 milhões, em uma estrutura moderna que contempla salas de aula, refeitório, laboratórios de informática e robótica, quadra poliesportiva e demais dependências, totalizando aproximadamente 3,2 mil metros quadrados.
Fundada em 1966, a Escola é uma das mais tradicionais do município e atualmente está preparada para acolher os 330 alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, além dos 38 profissionais que integram a direção, coordenação, professores e professoras e o quadro funcional administrativo e de apoio, oferecendo todas as condições necessárias para o ensino em tempo integral. Com mais de cinco décadas de atuação, a escola tem uma história consolidada com a sua comunidade e parte dela foi contada nos depoimentos de diversas pessoas, uma delas, a primeira professora, Cristina Gatto. A homenageada, do alto dos seus 76 anos, escreveu um poema que declamou antes de receber o reconhecimento da administração municipal. Carmelita Corazza, primeira diretora, também foi reconhecida. Impossibilitada de estar presente, ela foi representada pelo irmão, o ex-prefeito toledano Albino Corazza Neto.
Entre as autoridades presentes na mesa de honra, três frequentaram o educandário: a atual diretora Francieli Hein Suzin, a secretária da Educação de Toledo Marli Gonçalves Costa e o prefeito toledano Beto Lunitti. “É um sonho estar aqui hoje. Fui estudante e professora. Além do mais, sempre estive muito próxima, pois dividimos por muitos anos o espaço com o Colégio Estadual, onde também lecionei e fui coordenadora. Nasci e cresci neste bairro [Jardim Porto Alegre], meus pais viveram e morreram aqui, por isso é tão emocionante celebrar este momento”, disse Marli Costa agradecendo o empenho de todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Já a diretora Francieli Suzin aproveitou para destacar as diversas parcerias para chegar até a inauguração. “Em sua trajetória, a escola que chegou a funcionar no salão da Paróquia Menino Deus por um período na década de 1980. Depois passou a compartilhar seu espaço físico com o Colégio Estadual, situação que durou até o final do ano passado. Foi bom enquanto durou, mas não víamos a hora de ter nosso próprio espaço. Esse dia chegou”. Em relação ao momento, a diretora disse que “o termo feliz era pequeno para externar o sentimento de todos que trabalham na escola”.
Também presente na mesa de honra, o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadores, Marcelo Marques, lembrou que a nova estrutura é um convite aos alunos e alunas. “Quando olhamos um espaço como esse temos a impressão de que as crianças vão aprender mais fácil. E por entender que a educação é transformadora, fico feliz por estar aqui representando meus colegas do Legislativo Municipal, uma entidade que auxilia na promoção de políticas que auxiliam na mudança de vida das pessoas. Queremos fazer o melhor por Toledo”, frisou.
Por sua vez, o deputado federal Sérgio Souza, proponente de emendas que resultaram na conclusão das obras, reforçou sua parceria com Toledo. “Sou ‘amigo de Toledo’ e estou feliz por estar aqui celebrando mais uma conquista dentro desses 10 anos que tenho um grande envolvimento com a comunidade toledana. Tive participação nesta Escola, em apoio financeiro ao Hospital Bom Jesus, na compra de equipamentos para o fortalecimento do pátio de máquinas, entre tantas outras situações. Mas isso acontece porque o que Toledo vive deve ser mostrado para o mundo. Aqui é diferente, se pensa diferente, se faz diferente”. Além do parlamentar, o também deputado federal Dilceu Sperafico fez parte da mesa de honra.
Desde a definição da área, em 2013, até a entrega da obra, um longo caminho foi percorrido. Ocorreram problemas com empresas contratadas devido à falta de repasses regulares do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 2021, a administração municipal decidiu dar continuidade à obra com recursos próprios, após autorização do Legislativo. “Tudo para que nossas crianças pudessem ter o benefício de uma escola nova, com toda a infraestrutura a que elas têm direito”. disse o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt que também reconheceu o bom trabalho desenvolvido pela secretária Marli Costa. “O carinho que você tem dedicado aos nossos estudantes, nossos filhos e filhas, é fora do comum”. Ademar ainda lembrou a ex-vereadora e ex-professora Sueli Guerra que foi uma companheira quando ele ainda era vereador. “Lutamos ombro a ombro em diversos embates. É preciso reconhecer quem fez muito por este bairro e por Toledo”.
Antes do descerramento da placa de inauguração e da benção proferida pelo Frei Ivan, do Seminário Nossa Senhora de Fátima, o prefeito Beto Lunitti também fez uso da palavra. Agradeceu a todos os parceiros e falou dos avanços em prol da educação, como o Aluno Conectado, programa que tem levado tecnologia para todas as escolas do município. “As crianças têm seus tablet’s, professores e professoras notebook’s, salas com conectividade de última geração e laboratórios de informática com impressora 3D e de robótica. Tudo para preparar uma geração para um futuro que já começa. Estamos felizes com este momento. Só tenho agradecer a todos, servidores, vereadores, deputados, entre tantas pessoas, que fazem com que o nosso município seja destaque”, concluiu.
Da Prefeitura de Toledo