Conferência apresentou 106 propostas de avanços no atendimento de crianças e adolescentes
Toledo realizou, na quarta e quinta-feira (26 e 27), a sua IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizado no Auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Câmpus Toledo, o evento teve participação de 154 pessoas e 106 propostas aprovadas pela plenária final, sendo 69 de responsabilidade municipal, 27 de responsabilidade municipal e estadual, 7 de responsabilidade estadual, 2 de responsabilidade federal e 1 de responsabilidade estadual e federal.
Dos delegados, a maior parte deles foram elencados a partir das cinco pré-conferências. Eles se somaram aos 28 delegados natos, que participaram com direito à voz e voto. Os demais presentes no encontro, na condição de convidados e observadores, puderam se manifestar, porém não votaram. “Todos, dentro do que lhe era atribuído, contribuíram na elaboração de propostas para a infância e adolescência, possibilitando a discussão coletiva de temas relevantes e de interesse público”, disse a diretora de de Políticas para Infância e Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Samara Villas Boas.
Das propostas estaduais aprovadas, 15 foram eleitas como prioritárias e serão encaminhadas para a XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá em Foz do Iguaçu em 2023, e serão defendidas pelos delegados eleitos para a Conferência Estadual. Segundo o Regimento Interno da Conferência Municipal, Toledo tinha direito a 4 vagas, sendo duas para crianças e adolescentes, uma para conselheiro tutelar e uma para o sistema de Justiça, que não foi preenchida, sendo destinada para um segundo conselheiro tutelar.
Desta forma, serão delegados na etapa estadual os adolescentes Rikelme Dias Nogueira e Rian Eduardo Carvalho, que estarão lá acompanhados por um responsável, e as outras duas vagas foram preenchidas pelos conselheiros tutelares Alan Junior Julio e Teresinha Ferreira de Souza Sulivio.
Participação de crianças e adolescentes – Durante o evento, duas apresentações artísticas aconteceram. Pela manhã, o Coral da Ação Social São Vicente de Paulo apresentou quatro músicas. À tarde, foi a vez de uma das turmas do Centro Municipal de Educação Infantil Nona Gema, do Jardim São Francisco, trazer para o público dois momentos: uma parlenda e uma poesia.
Além do momento cultural, um adolescente foi convidado para compor a mesa de honra na abertura da Conferência. “Ele fez um lindo discurso e participou de toda a Conferência, inclusive como delegado”, disse Samara. Outros adolescentes se fizeram presentes, todos inscritos como delegados a partir das pré-conferências realizadas na última semana de setembro.
Da Prefeitura de Toledo