Conheça as seis empresas selecionadas para o Programa Vila A Inteligente
As seis primeiras empresas que participarão do Programa Vila A Inteligente para instalar, testar e validar suas tecnologias, no Bairro Itaipu A, foram divulgadas pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) ontem (2).
As startups pioneiras aprovadas são: Icehot, de Bento Gonçalves (RS), desenvolve estações de hidratação inteligente para espaços públicos que disponibilizam água quente e fria para pessoas e pets, além de acesso à internet; Óleoponto, de Campo Grande (MS), disponibiliza soluções para resolver o problema do descarte incorreto do óleo de cozinha no meio ambiente; Bohnen+Messtek, de São Paulo (SP), oferece soluções padronizadas de monitoramento para redes elétricas de maneira inteligente; Facto, de Assunção (Paraguai) oferece sistemas de informações para pontos de ônibus, que contam com diversas informações e sensores, além de acesso à internet e monitoramento por câmera; Movieletric, de Toledo (PR), atua com mobilidade elétrica, fabricando veículos urbanos sustentáveis, com baixo consumo energético, para deslocamentos internos nas cidades; e Automa, de Curitiba (SP), moderniza a gestão de cidades através de Gêmeos Digitais Inteligentes que permite a simulação dos espaços públicos em ambiente virtual.
Na mesma data de divulgação da seleção, a convite do PTI, as empresas estiveram no evento Connected Smart Cities & Mobility, realizado em São Paulo, para que pudessem ingressar ao ecossistema do Parque, já com visibilidade e visão de negócios.
“Estamos dando mais um passo importante para diversificar e estimular a economia de Foz do Iguaçu. Cidades inteligentes são sobre pessoas, por isso, essas startups não trarão apenas tecnologias para cá, mas soluções para problemas reais, melhorando a qualidade de vida e bem-estar social, estimulando a geração de novos empregos e renda”, explicou o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido.
A seleção levou em consideração a premissa de que as tecnologias instaladas em uma cidade inteligente são planejadas para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar à população.
Desta maneira, as tecnologias aplicadas em uma cidade inteligente são o meio para aumentar o bem-estar social, garantir maior segurança pública, melhorar a mobilidade urbana, ajudar a preservar o meio ambiente, diminuir desigualdades, entre outros objetivos.
FOZ DO IGUAÇU
Comentários estão fechados.