Consamu: dedicação e profissionalismo para salvar vidas
O número de telefone 192 direciona o cidadão a uma central de regulação para os primeiros atendimentos em caso de urgência e emergência. O
Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), surgiu com o objetivo de executar ações e serviços na área de regulação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimentos pré-hospitalares ligados à Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS.
O Consórcio existe há oito anos e sua abrangência é de 43 municípios na região, com a base centralizada em Cascavel. Seu objetivo é realizar atendimentos pré-hospitalares (APH) e, quando necessário transferir os pacientes para o atendimento especializado.
“O Consamu é a resposta que os municípios esperavam há muito, pois os benefícios chegam a todos, sejam moradores de cidades maiores, como Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Guaíra, que possuem bases do Samu e também UPAs. No caso de Cascavel e Palotina, a gestão compartilhada de hospitais, como o de Retaguarda Alan Brame Pinho (Cascavel) e Quinto Abrão Delazari (Palotina) prestam fundamental apoio às administrações públicas municipais. Nas cidades menores, o Samu consiste em uma das principais referências em saúde, diante da ausência de unidades hospitalares. Com agilidade, as ambulâncias e o Aeromédico transportam pacientes para os centros maiores”, comenta o presidente do Consamu e prefeito de Palotina, Luiz Ernesto Giacometti.
Em 2020 o Consamu realizou 49.234 atendimentos e, em 2021 foram 52.622 atendimentos. Em 2021 foram 41.277 acionamentos clínicos, o que representa 78,3% do volume total; 3.130 acionamentos de causas externas, cerca de 5,9% do total; 3.063 acionamentos gineco-obstétrico, 5,8%; 2.388 acionamentos por acidentes de trânsito, representando 4,5% e 2.886 acionamentos psiquiátricos, cerca de 5,5%.
COVID-19 – Durante a pandemia de coronavírus, os profissionais também realizam atendimento aos pacientes com síndrome respiratória. No ano passado, os meses de março, maio e junho apresentaram maior número de ocorrências Covid-19 atendidas com acionamento de recurso. Junho foi considerado o segundo mês mais crítico desde o início da pandemia, com 1.018 atendimentos.
Março, mês do maior pico, registrou 1.022 atendimentos, uma disparada em relação a fevereiro, quando foram registrados 425 atendimentos. Já o mês de maio registrou 949 atendimentos. Na média diária, o dia de maior demanda operacional foi 28 de maio, com 42 casos, seguido por 9 de junho, com 40 casos.
A partir do segundo semestre a quantidade de ocorrências Covid-19 atendidas pelo Consamu apresentou queda. Dezembro foi o mês de 2021 com menor número de ocorrências Covid-19 com acionamento de recurso. Foram 191 no último mês do ano passado. Já em janeiro de 2022 esse número saltou para 563.
A população acima de 60 anos é a maioria das ocorrências Covid-19 realizadas pelo Consamu, permanecendo em mais de 46% dos acionamentos. No entanto, nos meses de maio e junho de 2021 observou-se uma queda de grupo e o crescimento da população com idades entre 46 e 60 anos chegando a 39,2% dos atedimento contra 25,1% dos idosos. A partir do mês de julho os pacientes com mais de 60 anos voltaram a ser maioria nos acionamentos do Consamu.
TROTES – Ao longo de 2021, o Consamu registrou 1.228 trotes telefônicos no serviço de emergência 192, o que corresponde a uma média de 102 telefonemas com informações falsas por mês, ou três a cada dia.
O mês de dezembro foi o de maior intensidade de trotes: 228 ao todo, seguido de setembro, com 131 registros; outubro, com 116 registros e novembro, com 114 registros.
“A quantia é significante e provoca danos irreparáveis, pois, além de mobilizar a estrutura de saúde, ocupa o lugar de ocorrências verdadeiras e impede, muitas vezes, os socorristas de salvar vidas”, cita a assessoria.
Passar trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal e, quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal por falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.
SERVIÇO – O Consamu tem relevante importância para a sociedade. É o serviço é responsável pela regulação de todos os atendimentos de urgência via telefone 192, pelos atendimentos móveis que dispensam as viaturas e pelas transferências de pacientes aos hospitais. É uma estrutura que está em expansão.
“Estamos em fase de ampliação das estruturas. As atuais 23 bases serão 25 em breve, com a implantação das bases de Ouro Verde do Oeste, que alcançará uma região ampla e estratégica, e de Boa Vista da Aparecida, a primeira com estrutura náutica do Consórcio. Por isso, podemos afirmar, sem nenhuma dúvida, que o Consórcio é uma experiência bem sucedida e cada vez mais fundamental para a população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finaliza Giacometti.
Da Redação com informações da Assessoria