Copa Truck retorna a Minas Gerais exigindo dos freios

A Copa Truck volta a acelerar no próximo final de semana, desta vez pela quarta etapa da temporada 2024. O GP Santa Cruz, que acontece no domingo (16) será disputado no Autódromo Potenza, na cidade de Lima Duarte (MG). Previamente agendada para Santa Cruz do Sul (RS), o evento teve de ter sua localização alterada em virtude da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul no último mês. Assim, a prova mineira terá toda sua renda com a venda de ingressos revertida a instituições de auxílio às vítimas das enchentes no Estado.


Esta será a segunda visita da Copa Truck ao Potenza. O mais novo autódromo do país foi inaugurado em 2021 justamente em uma etapa da categoria. Na ocasião, a pole position foi de Felipe Giaffone, ainda competindo pela Iveco, com o tempo de 1min51s093. Ele venceu a primeira corrida, e na segunda, o vencedor foi Danilo Dirani, ainda correndo de Mercedes.

A pista de 3.200 metros só não é mais curta que os circuitos paranaenses de Londrina e Cascavel, mas é bastante travada e técnica. A reta mais longa tem apenas 650 metros de extensão e é ao final dela que fica a freada mais forte de toda a pista: para contornar a curva de 180 graus à esquerda que leva à reta principal, os caminhões reduzem de 170 para apenas 50 km/h e cerca de 180 metros. Uma desaceleração de 120 km/h em apenas seis segundos.


A classificação do campeonato na classe PRO tem Felipe Giaffone na liderança com 98 pontos, 11 a mais que Wellington Cirino. André Marques é o terceiro com 78 pontos, seguido por Paulo Salustiano (72) e Roberval Andrade (70). Adalberto Jardim, Raphael Abbate, Danilo Dirani, Beto Monteiro e Luiz Lopes fecham os dez primeiros.

Já na ELITE, a disputa tem à frente Rodrigo Taborda, que soma 99 pontos contra 85 de Pedro Perdoncini. José Augusto Dias acumula 82, empatado com Djalma Pivetta – ambos apenas dois pontos à frente de Daniel Kelemen, que soma 80. Bia Figueiredo, Márcio Giordano, Ricardo Alvarez, Leo Rufino e Juca Bala fecham a tabela dos dez maiores pontuadores.

A programação do final de semana contempla dois treinos livres na sexta-feira (14) e mais um treino livre e os classificatórios no sábado (15). A classe Elite define o grid a partir das 13h30, enquanto os pilotos da Pro vão à pista às 14h10 para marcarem seus melhores tempos.



No domingo (16) as corridas têm transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e do YouTube oficial da Copa Truck. A largada da primeira corrida acontece às 12h30 e da segunda prova, às 13 horas.

Pela quarta temporada consecutiva, a Fras-le é patrocinadora e a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck, garantindo desempenho, durabilidade e segurança aos caminhões mais velozes do planeta. A Frasle Mobility detém em seu portfólio soluções para freios, suspensão e direção, tornando-se uma powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de qualidade premium e marcas icônicas, operando em mais de 120 países.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.