Copel e Sanepar trabalham para reestabelecimento de serviços

As fortes chuvas e ventanias registradas no último fim de semana fizeram com que muitos municípios do Oeste ficassem sem energia elétrica. Os problemas na rede também interferiram no abastecimento da água. Apesar dos esforços das equipes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alguns pontos tiveram que aguardar mais tempo para que os serviços fossem normalizados.

Conforme informações repassadas pela Assessoria de Comunicação da Sanepar – até a manhã de ontem (25) – na região Oeste, continuavam sem energia as unidades de produção e distribuição de água de Campo Bonito, Ibema, Braganey, Corbélia, Céu Azul, Matelândia, Ramilândia e dos distritos de Rio do Salto, em Cascavel, Longuinópolis, em Braganey, e Mato Queimado, em Guaraniaçu. Nessas localidades ainda não havia previsão de retorno.

“Em Foz do Iguaçu a estação elevatória que abastece a região da Cidade Nova está sem energia, afetando o abastecimento nas regiões mais altas.  Um dos poços que abastecem os moradores de Missal continua sem energia, o que afeta o abastecimento em toda cidade. Na cidade de Medianeira a falta de energia atinge dois poços e uma estação elevatória de água. A Sanepar está fazendo manobras no sistema para que não falte água”, aponta a nota.

Esta é a segunda vez, em dez dias, que as tempestades causam estragos e prejudicam o abastecimento de água no Estado. Em Foz do Iguaçu, o temporal prejudicou o abastecimento de água para 70% da cidade.

O sistema de abastecimento de Terra Roxa está operando com gerador, conforme a Assessoria, e não deve faltar água. “Em Vera Cruz do Oeste a energia retornou na manhã desta segunda-feira (25), porém a retomada do abastecimento se dará gradativamente ao longo do dia. No município está desabastecido ainda o distrito de São Sebastião porque o poço está sem energia. Em Diamante do Oeste está sendo instalado um gerador para voltar a produção de água. Porém a normalização do abastecimento será durante o dia. Os distritos de Dois Irmãos, em Toledo, e São Judas Tadeu, em São Pedro do Iguaçu, permanecem desabastecidos e sem energia”, cita a nota.

Todo o maquinário e os equipamentos de grande porte – nas mais de 3.400 unidades operacionais da Sanepar nos 346 municípios onde a Companhia atua – precisam do fornecimento de energia. Em todo o caminho percorrido pela água há necessidade de motores, bombas, válvulas e sistemas de automação, e todos esses equipamentos utilizam energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água.

FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA – Nas regiões Oeste e Sudoeste aproximadamente 37 mil domicílios ficaram sem energia devido o temporal. A maior parte dos circuitos de baixa tensão foi restabelecida ainda no domingo (24) restando 2,4 mil ocorrências para atendimento por parte das equipes que mantiveram os trabalhos pra recompor as redes elétricas urbanas e rurais. Até domingo (24), a Copel registrou 170 postes quebrados nos municípios dessas regiões.

No pior momento do temporal, 552 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido pela ocorrência de raios, queda de árvores, e rajadas de vento que variaram entre 80 e 90 km/h em diversas localidades, chegando aos 100 km/h em Cianorte.

Alternadamente, mais de um milhão de domicílios tiveram desligamento de energia por algum tempo durante a ocorrência do temporal. Aproximadamente 1.350 profissionais estiveram empenhados em religar tudo o mais rapidamente possível.

COMUNICAR AS COMPANHIAS – Os canais de atendimento mais utilizados (0800 5100116 e WhatsApp 41 3013-8973) receberam, no período de 24 horas o equivalente ao volume de chamados mensal e, com isso, os consumidores acabaram enfrentando dificuldade para contatar a empresa. A Copel lembra que a falta de luz também pode ser comunicada pelo site, pelo aplicativo ou por mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Já para solicitação de serviços de água e esgoto, reclamações e informações sobre falta d’água são feitas no 0800 200 0115, que funciona 24 horas e é gratuito. Os clientes podem ainda enviar mensagem por e-mail para o endereço eletrônico da região. Os endereços de e-mail podem ser consultados no site.sanepar.com.br no menu Clientes.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Agência de Notícias do Paraná e Sanepar

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