Copel leva programa de hortas comunitárias a Foz do Iguaçu

A Copel e a Prefeitura de Foz do Iguaçu formalizaram um termo de cessão e uso de uma área sob linha de energia para implantar a primeira horta comunitária do Programa Cultivar Energia no município.

A horta será implantada no bairro Jardim Vale do Sol e atenderá cerca de 30 famílias que poderão usar a área para plantar hortaliças, recebendo assistência técnica agrícola, com garantia do uso controlado e seguro da faixa de segurança das linhas de transmissão.

“As hortas melhoram a qualidade de vida das pessoas e garantem o uso adequado da faixa de segurança das linhas de transmissão, evitando assim acidentes e as ocupações irregulares”, afirma Rafael Garcia Carmona, ressaltando que a região do Vale do Sol será o piloto do projeto no município. Futuramente, o Cultivar Energia poderá beneficiar outras comunidades.

A parceria com o governo municipal, realizada por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, envolve a disponibilização de área pela Copel, cercamento e capacitação para a prática segura da agricultura urbana no terreno onde passa a linha de transmissão. A prefeitura, por sua vez, contribui com a limpeza da área, fornecimento de sementes, apoio técnico e acompanhamento do processo. Os moradores têm autonomia para se organizar, podendo consumir, doar ou vender o excedente produzido na área.

A secretária municipal, Rosa Maria Jeronymo, comemorou o encontro e afirma que foi um passo importante para o planejamento e a implementação bem-sucedida desse projeto. “É fundamental envolver a comunidade desde o início para que todos possam expressar suas necessidades, interesses e preocupações em relação à horta comunitária”.

Cultivar Energia – Presente em Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama, o plantio de hortas comunitárias embaixo das linhas de transmissão de energia gera renda para as famílias beneficiadas pelo programa, além de estimular a alimentação saudável. A iniciativa tem a parceria com prefeituras municipais e beneficia mais de 400 famílias. Ao todo, são mais de 40 mil metros quadrados de áreas cultivadas, em quatorze hortas. Além de mais quatro hortas em fase de implantação nos municípios de Almirante Tamandaré, Apucarana, Curitiba e São José dos Pinhais.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.