Corpo de Bombeiros apresenta dados dos atendimentos em Toledo
O toque da sirene alerta para um novo atendimento. Roupa especial, veículo preparado e uma equipe paramentada e pronta à serviço da comunidade. Os bombeiros atendem as mais variadas ocorrências na cidade e na região de Toledo. Um serviço de excelência realizado há 40 anos no município.
No último ano, a corporação atendeu 2.539 ocorrências, sendo que 1.303 eram de acidentes de trânsito. Os atendimentos de ambulância diversos foram 858; 194 incêndios; 109 buscas e salvamentos de pessoas e objetos; 70 atendimentos comunitários; 5 desastres (vendavais, alagamentos, granizo, etc), segundo levantamento da corporação.
DADOS – No total foram atendidas 2.359 vítimas em 2023, sendo 1.514 do sexo masculino (64%) e 845 vítimas do sexo feminino (36%). A classificação do sistema indica 613 vítimas com idade entre 20 e 29 anos (25%); 390 vítimas entre 30 e 39 anos (17%); 339 vítimas com idade entre 40 e 49 anos (14%).
Sobre a gravidade das ocorrências registradas, 1.590 vítimas estavam com ferimentos leves (67%); 497 vítimas com ferimentos moderados (21%); 78 vítimas com ferimentos graves (3%). Os dados também apontam 50 vítimas em óbito (2%). Do total, 144 vítimas foram atendidas sem lesões (3%).
O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Guilherme Rodrigues de Lima, comenta que as ocorrências com maior incidências foram as colisões de veículos.
Em 2023 foram 800 registros desta natureza. Lima também cita que a média de atendimentos da corporação é de sete ocorrências por dia. Apesar de alto, o número de ocorrências registradas no ano teve uma redução. “Percebe-se uma leve queda de 7% no número de ocorrências comparando-se o número de ocorrências de 2023 e 2022 – 188 ocorrências a menos”.
Além da redução no número de ocorrências, o comandante enfatiza uma mudança no período de maior registro. “Diferentemente dos anos anteriores, nos quais os fins de semana apresentavam a maior incidência de ocorrências, no ano de 2023 as segundas-feiras foram os dias com mais ocorrências, sendo um total de 383 (15%) atendimentos. Contudo a média entre os dias foram bem próximas sendo praticamente iguais”.
ATENDIMENTOS – Além das ocorrências diárias, o Corpo de Bombeiros também realiza alguns atendimentos por telefone, com situação bem pontuais. O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Guilherme Rodrigues de Lima, explica que esse tipo de atendimento representa um percentual baixo se compararmos ao número total de ocorrências, porém é uma situação frequente e ocorre em todos os anos, não só no Corpo de Bombeiros, mas também em outros órgãos como a Polícia Militar e o Samu.
“São situações relativamente simples, como por exemplo obstruções de vias aéreas (engasgos), que em sua maioria podem ser resolvidas com simples procedimentos, os quais são repassados via telefone. Isso ressalta ainda mais a importância da difusão de conhecimentos básicos de primeiros socorros para toda a sociedade, atividade feita através de palestras e treinamentos durante o ano”, complementa.
PREVENÇÃO – E o atendimento à comunidade vai além do socorro em ocorrências. Lima salienta que a corporação sempre preza pela prevenção, seja de acidentes ou incêndios. “Por isso, ao longo do ano são desenvolvidas diversas atividades, as quais, por muitas vezes não são percebidas, mas que são de fundamental importância para a diminuição dos sinistros”.
De acordo com dados da central do Bombeiros, no ano de 2023 foram realizadas 11.141 vistorias em estabelecimentos, 32 vistorias em eventos temporários, 551 fiscalizações de ofício, 206 análises de projetos de prevenção de incêndios e 19 análises de projetos de prevenção de incêndios temporários.
Também foram realizados treinamentos, campanhas preventivas e outras atividades, tais como: Ações Integradas de Fiscalização Urbana; Capacitação de Brigadas Escolares; palestras com gestantes; palestras de primeiros socorros; palestras de combate a incêndios; atividades do Maio Amarelo para redução do número de acidentes de trânsito; prevenção em aeródromos e aeroportos; instruções de salvamento em alturas; prevenções em testes de aptidão física; desfiles cívicos; testes de guarda vidas; prevenção da descida do Papai Noel e visitas agendadas aos quartéis pertencentes ao 2º SubGrupamento de Bombeiros.
Da Redação
TOLEDO